A Era Diesel na Estrada de Ferro Central do Brasil é um livro para revolucionar as mini-ferrovias brasileiras dedicadas a uma de nosss ferrovias mais populares. Em 225 fotos e 184 páginas formato 28 x 21,5 cm o ferreomodelista encontrará (quase) tudo que há para saber sobre o relativamente pequeno universo das locomotivas diesel da Central.
Uma homenagem especial é prestada à Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (VFFLB), primeira ferrovia a adotar a tração diesel no País ao colocar em operação 3 locos English Electric na Bahia em 1938. O livro trará uma das raras fotos deste protótipo já localizadas até hoje.
O padrão da pesquisa — que já estava a todo vapor em 1987 — é amplamente conhecido através da seção mensal de preservação na Revista Ferroviária, e do extinto jornal Trem de Ferro que os autores editaram de 1990 a 1991 pela ABPF-RJ. Outra idéia do empreendimento pode ser dada pelos 2 microcomputadores 386 adquiridos especialmente para ajudar no processamento das informações acumuladas, ou pelo estúdio gradualmente montado por Eduardo Coelho para reprodução de antigas fotografias encontradas em bibiotecas, e até em viagens a outros Estados.
Quanto ao padrão gráfico baseia-se no que vimos em The Tramways of Brazil, de Allen Morrison, importado pelos autores alguns anos atrás e revendido através do Trem de Ferro.