Este livro é resultante da última tese de doutoramento orientada por Paulo Freire, e sobre ela escreveu o Mestre em março de 1997: "Boa tese nem é a que, com ares de fácil, se entrega, sem nenhum, obstáculo ao leito, nem se fecha à produção de sua compreensão. Boa tese é que, desafiando o leitor, provoca nele a alegria de lê-la. Esta é assim."
Inspirado na "sedução da esperança", da qual Paulo Freire é a gênese, este livro de Mario Sergio Cortella tem como "objetivo central" analisar a questão do Conhecimento no interior da Escola, do ponto de vista de alguns de seus fundamentos epistemológicos e políticos (enquanto produção e apropriação da Cultura), de modo a subsidiar as educadoras e os educadores na reflexão sobre o "sentido social concreto" do que fazem.
Sumário: Introdução. 1. Humanidade, cultura e conhecimento; 2. Conhecimento e verdade: a matriz da noção de descoberta; 3. A escola e a construção do conhecimento; 4. Conhecimento escolar: epistemologia e política; 5. Conhecimento, ética e ecologia. Bibliografia.