A Escrava

A Escrava Maria Firmina dos Reis


Compartilhe


A Escrava





Apesar da publicação há mais de um século este conto e os demais títulos da autora sofreram do esquecimento e silenciamento, tal como as demais obras de autoras negras que fizeram nossa literatura brasileira. Mesmo com a relevância dos temas abordados e o pioneirismo de seu fazer literário, foi neste século que pesquisadores e o meio literário redescobriram com maior abrangência a obra de Maria Firmina dos Reis.
O livro foi publicado em 1887, um ano antes da lei áurea, e traz um relato abolicionista contado pela voz de uma senhora branca burguesa para um público ouvinte que questiona sobre a escravidão. O encontro inesperado com uma escrava em fuga apenas serve para escancarar que a história excepcional de alguns é o cotidiano sofrimento dos demais. Em seu relato conhecemos as dores, perdas e os suplícios da vida escrava na figura feminina de Joana, que sofre a dor do rapto de seus meninos pelo escravagista que a aprisiona. Uma personagem que nunca é chamada pelo próprio nome, do qual o conhecemos apenas de seu próprio relato de vida.
A Mondru nesta edição especialmente ilustrada buscou o enfoque na face das personagens negras que compõem a história, buscando dar o rosto e fazer o resgate necessário na literatura que nos foi raptada. Nesta edição não representamos o rosto de nenhum personagem que estivessem em posição de privilégio no século XIX, os mantendo de costas ou com o rosto desconfigurado.
Esperamos que por meio da escrita corajosa de uma mulher negra em meio a escravidão possamos questionar a literatura e o meio que nos cerca. Que este e demais relatos da conquista da liberdade possam afugentar as amarras que ainda colonizam nosso fazer e pensar literário, resumindo o em cores claras e lugares ao sul.
Finalizamos esta edição com o poema Hino à Liberdade dos Escravos, escrito pela autora no ano da libertação dos escravos em 1888, pois por mais que não hajam fotos ou ilustrações confiáveis a seu respeito, a identidade e rosto de Maria firmina dos Reis é seu texto corajoso, abolicionista e livre das correntes que o prenderam por mais de um século.

Contos

Edições (1)

ver mais
A Escrava

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Coisas Que Leio
cadastrou em:
08/06/2023 09:11:20
Coisas Que Leio
editou em:
08/06/2023 09:15:36