O poder da indústria automobilística e a força do culto ao automóvel são dois elementos centrais na sociedade em que vivemos. O livro do Planka.nu disseca, com sarcasmo e profundidade, cada camada dessa estrutura, e mostra como as opções que fazemos para o trânsito são fundamentais para a continuidade de um sistema baseado em desperdício, velocidade e pouco cuidado com a vida. De maneira coletiva, o Tarifa Zero BH não só traduziu o original, mas também, em um capítulo adicional, conseguiu contextualizar e conectar a violência do modelo à realidade social desigual e injusta do Brasil. O resultado é uma análise econômica e política completa. Somos atropelados dia após dia por ações de lobby coordenadas, peças de marketing e propagandas caprichadas de motoristas sorrindo sempre felizes e velozes. Com a ilusão da liberdade individual plena, avançamos acreditando que é possível continuar a acelerar sem limites. E assim, sem pensar, seguimos como sociedade em direção a um mundo cada vez mais chato e esfumaçado, marcado por congestionamentos, poluição, colisões fatais, um mundo entupido de gente deprimida e frustrada parada no trânsito. FOOOOOOMMMMMM. É preciso desacelerar, pensar mais no coletivo e construir alternativas.
Compreender como a máquina funciona talvez seja o primeiro passo.
DANIEL SANTINI é jornalista e autor do livro Passe livre – As possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização. Atua como coordenador de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo.
[Baixe o livro gratuitamente aqui: < https://rosalux.org.br/baixe-gratis-o-livro-a-estrutura-de-poder-do-transito/ >].
Não-ficção / Política