Em seu livro A experiência do espectador contemporâneo: memória, invenção e narrativa Leonel Martins Carneiro lança um novo olhar sob o estudo dos espectadores, propondo-o como um campo de conhecimento específico dentro dos estudos teatrais. Mesclando metodologias como a autoetnografia, pesquisa bibliográfica e entrevistas abertas, o livro traça uma história da construção da figura do espectador ocidental no século XX, nos campos da teoria e da prática teatral. A partir do estudo de campo da experiência do espectador em sua relação com o polo da produção artística, o pesquisador nos leva em uma viagem por 8 cidades de 5 países e 2 continentes diferentes. A obra foi baseada em mais de uma centena de entrevistas realizadas entre os anos de 2011 e 2016, o que permite a observação de uma considerável multiplicidade de experiências. Ao considerar a experiência do espetáculo teatral como parte da experiência da vida, a obra expande as possibilidades de estudo do ato do espectador, propondo cada espetáculo como parte de uma memória em desenvolvimento e valorizando a elaboração da experiência individual dentro de uma memória coletiva.
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