A Garganta das Coisas

A Garganta das Coisas Regina Dalcastagnè


Compartilhe


A Garganta das Coisas


Movimentos de Avalovara




Este livro é uma incursão por uma das experiências mais radicais da literatura brasileira: o romance Avalovara, do pernambucano Osman Lins, publicado em 1973. Obra que se narra a si mesma, que exibe sua estrutura e dialoga com seu tempo, Avalovara não permite uma leitura única, redutora. Exige, bem ao contrário, uma perspectiva múltipla, baseada em diferentes campos da arte e do conhecimento humano. É este olhar que A Garganta das Coisas procura oferecer – o olhar de um viajante que busca reconstituir a viagem de um outro.
O percurso está dividido em três partes, que se inter-relacionam e se completam mutuamente – um pouco como as três protagonistas do romance. A primeira parte do trajeto busca dar conta da distribuição espacial do romance: desde a sua estrutura mesma, que já nasce vinculada à estética medieval, até a relação do protagonista com as cidades que percorre – na Europa – e com aquelas que traz dentro de si – do Nordeste brasileiro.
A segunda parte discute o tempo em Avalovara. O tempo em suas muitas implicações, seja na relação do homem, ou da personagem, com o seu processo histórico e constitutivo. Já a terceira e última parte fala da criação e de seus enfrentamentos. Primeiro, entre o criador e a opressão que o nega, o contamina e, muitas vezes, o destrói. Depois, entre o criador e o objeto de sua criação – no caso, a palavra.

Edições (1)

ver mais
A Garganta das Coisas

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam2
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 50
50%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Rafaela
cadastrou em:
08/03/2011 16:42:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR