A História de Cingapura

A História de Cingapura Lee Kuan Yew


Compartilhe


A História de Cingapura (Memórias de Lee Kuan Yew)





A História de Cingapura é o primeiro volume das memórias de Lee Kuan Yew, o homem que plantou firmemente essa Ilha-Estado no mapa do mundo.
Com riqueza de detalhes, Lee relata as batalhas contra colonialistas, comunistas e comunalistas, que culminaram na independência de Cingapura. Com consumada habilidade política, Lee enfrentou adversários, às vezes angariando seu apoio, às vezes se opondo a eles, na defesa obstinada dos interesses de Cingapura. Aqui lemos como Lee liderou greves sindicais contra o governo colonial; como, em meio a chás da tarde e partidas de golfe, fomentou laços com eminentes líderes da Grã-Bretanha e na Malásia; lemos sobre suas suas reuniões secretas, na calada da noite em salas mal iluminadas e bebendo cerveja quente, com um líder comunista clandestino; sobre sua decisão de forjar uma aliança com os comunistas para obter o apoio das massas falantes de chinês. Os líderes encontrarão inspiração em sua tenacidade e luta para conquistar os corações e mentes do povo contra os comunistas e depois os comunalistas - no Parlamento, nas ruas e na imprensa.
Com base em exaustiva pesquisa e fiando-se em documentos inéditos de gabinetes e arquivos de Cingapura, Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, bem como em sua correspondência pessoal, Lee nos oferece um retrato vívido de como outras pessoas o viam: determinado ("Ele lançará mão de blefes, assédio, chantagem até o último instante"), motivado ("Choo sabia que suei sangue para dominar o dialeto hokkien"), ambicioso ("Ele se acha tão legitimado quanto eu para ser líder da Malásia"), perigoso ("Esmaguem Lee! Coloquem-no atrás das grades"). É um retrato por vezes polêmico, embora estranhamente consistente deste estadista asiático.
Este livro não é apenas sobre política, Lee coloca o leitor em sua vida privada, com franqueza e ocasionais toques de humor. Seu relato é abundante em anedotas de momentos significativos de sua vida: sua infância, como escapou por pouco do massacre japonês, sua experiência como negociante no mercado negro, seu arrojado empreendimento na fabricação de cola, que o levou a criar laços permanentes com Kwa Geok Choo.
Ele também compartilha com os leitores suas argutas observações sobre os homens que moldaram sua época, incluindo Goh Keng Swee, S. Rajaratnam, Toh Chin Chye, Hon Sui Sen, Lim Kim San, Devan Nair, Lim Chin Siong, Tonku Abdul Rahman, Syed Ja'afar Albar, os primeiros-ministros britânicos Harold Macmillan e Harold Wilson e outros proeminentes líderes britânicos, Nehru, da Índia, Nasser, do Egito, e Robert Menzies, da Austrália.
Essas experiências e suas tratativas com líderes políticos moldaram suas ideias e diretrizes políticas, que tiveram grande impacto em Cingapura e na região.
No segundo volume de suas memórias, Lee Kuan Yew relata de que maneira, por meio de sólidas políticas, Cingapura chegou na década de 1990 ao posto de nona renda per capta do mundo. Ambos os volumes são leitura essencial para qualquer pessoa interessada tanto nas origens e no sucesso da moderna Cingapura como nas forças políticas e socioeconômicas que moldaram o Sudeste Asiático.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
A História de Cingapura

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 5.0 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

59%

41%

mariocord
cadastrou em:
08/09/2015 22:02:02
vinicius aquino
editou em:
07/11/2023 12:07:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR