"Neste livro A hora da prática – reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente, autora e colaboradores fazem uma incursão teórica sobre a importância e o significado da prática de ensino/estágio supervisionado/ação docente. Tal esforço reflexivo visa a contribuir para o movimento nacional sobre formação do educador. Os textos de especialistas procuraram fomentar a discussão acerca dos compromissos políticos, sociais, culturais e históricos da universidade, dos cursos de formação, dos professores e dos alunos. O esforço em demarcar um novo paradigma para a prática de ensino/estágio supervisionado/ação docente mostra-se provocativo e profundamente enriquecedor. A reflexão teórica trazida por esses textos está voltada para o Estágio Curricular, fenômeno educativo de crescente complexidade da pesquisa no campo educacional. As idéias trabalhadas apoiam-se em estudos que indicam o “processo reflexivo” como um dos caminhos para a formação docente. Dessa forma, contribuem também para o nosso processo de auto-formação enquanto professor. Compreendemos que o intercâmbio de idéias e a troca de experiências pedagógicas, fundamentados nessa teoria têm estabelecido, direta ou indiretamente, um elo entre os professores de Prática de Ensino em diferentes Licenciaturas ou Programas de Formação de Educadores. Maria de Jesus de Oliveira Maria Marina Dias Cavalcante Rosilmar Alves (Professores de prática de Ensino na UECE)"
Educação