A importância da bioprospecção para desenvolvimento sustentável na Amazônia legal: O açaí com base em Saccaro Junior

A importância da bioprospecção para desenvolvimento sustentável na Amazônia legal: O açaí com base em Saccaro Junior Leonardo Marcelo dos Reis Braule Pinto...


Compartilhe


A importância da bioprospecção para desenvolvimento sustentável na Amazônia legal: O açaí com base em Saccaro Junior (01 #01)





As potencialidades da biodiversidade da maior floresta tropical do mundo são indiscutíveis, mas poucas ações concretas têm sido observadas no que tange à implementação de políticas públicas sustentáveis que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais dos amazônidas.

Não se trata de buscar uma alternativa o qual apresentou prosperidade em algum lugar do mundo e sim em analisar a matriz de oportunidades que temos disponível em meio à riqueza de ativos ambientais que possam ser explorados de forma sustentável.

Recordamos aqui a necessidade de se apontar um modelo de desenvolvimento regional endógeno que busque atender às necessidades regionais com foco na redução das vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais bem como a necessidade de melhorias no que tange à infraestrutura amazônica.

Foi com o propósito de atender ao tripé do desenvolvimento sustentável que o autor direcionou a sua análise para a importância da bioprospecção da atividade de exploração do Açaí atendendo aos anseios socioeconômicos e ambientais, tendo como objeto de análise os estados ofertantes do produto que fazem parte da Amazônia Legal.

Ao longo do texto, será possível apreciar a discussão conceitual bem como a definição do termo Bioprospecção que apesar da badalação da atualidade vem sendo aprimorado por autores brasileiros desde os primórdios do século XVI.

Dando prosseguimento à leitura do texto, será possível apreciar ainda as diversas abordagens do conceito de Desenvolvimento Sustentável que se adequa aos mais variados campos de atuação. Além disso, será possível se aprofundar no importantíssimo papel da sustentabilidade e a preocupação ambiental no sentido de preservar os recursos escassos resguardando-os para as gerações futuras.

Como não poderia deixar de aparecer, o autor dedica boa parte do seu referencial teórico para apresentar o seu objeto de análise, O Açaí (Euterpe Oleracea), fruto tipicamente amazônico de elevado sabor e poder nutricional que além de fazer parte da dieta regional ganhou espaço na culinária e hábitos de brasileiros e estrangeiros e é apontado como uma das maiores potencialidades bioprospectivas regionais.

Além da riqueza de detalhes acerca da bioprospecção será possível analisar o comportamento das variáveis renda mensal domiciliar per capita (2012-2017) e os níveis de emissão de CO² (2007-2014) provenientes da atividade de exploração do Açaí nos cinco estados produtores que compõem a AMZ-L (AC, AM, PA, AP e MA) através de quadros e gráficos construídos por meio de Correlação de Regressão Linear.

Por fim, sabemos da importância da atividade de exploração do Açaí em toda

a região amazônica, conhecemos seu potencial bioprospectivo, sua relevância para a geração de emprego e renda mensal domiciliar per capita bem como da sua contribuição para a redução de emissão de CO² à nível nacional o que nos resta como amazônidas é fortalecer a corrente para fomentar políticas públicas que contribuam para a identificação de um modelo de desenvolvimento regional endógeno que reduza as vulnerabilidades socioeconômicas, promova a geração de emprego e renda e que contribua para preservação ambiental mantendo a floresta em pé.

Desejamos a todos uma excelente leitura e reflexão acerca da importância da bioprospecção para o desenvolvimento sustentável na Amazonia Legal tendo como foco o Açaí com base em Saccaro Junior

Educação

Edições (1)

ver mais
A importância da bioprospecção para desenvolvimento sustentável na Amazônia legal: O açaí com base em Saccaro Junior

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Atena Editora
cadastrou em:
10/11/2021 14:56:57
Atena Editora
editou em:
10/11/2021 14:57:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR