A Invenção Ocasional

A Invenção Ocasional Elena Ferrante


Compartilhe


A Invenção Ocasional





"No Outono de 2017, o Guardian propôs-me que escrevesse para as suas páginas uma coluna semanal. Senti-me lisonjeada e, ao mesmo tempo, assustada. Nunca fizera uma experiência desse género e receava não ser capaz. Depois de muitas hesitações, fiz saber à redacção que aceitaria a proposta se me fosse enviada uma série de perguntas, a cada uma das quais, por sua vez, eu responderia respeitando os limites do espaço que me fosse fixado."
[Da Introdução de Elena Ferrante]

O resultado deste convite foi A Invenção Ocasional, uma colecção de cinquenta e um textos, uma polifonia de temas, composta nas variadas dimensões da vida. O livro "começa por acaso no dia 20 de Janeiro de 2018 pela narração sempre incerta de uma primeira vez e termina por acaso no dia 12 de Janeiro de 2019 focando-se sobre uma última vez".

Fala-nos de acontecimentos que permaneceram na memória da autora ou que se desenvolvem no presente, episódios, imagens, gestos, intuições, relações e leituras, que no seu conjunto compõem um mosaico em movimento onde o imaginário das mulheres de hoje ocupa um importante lugar.

As ilustrações são de Andrea Ucini.

Crônicas

Edições (1)

ver mais
A Invenção Ocasional

Similares

(1) ver mais
L

Resenhas para A Invenção Ocasional (0)

ver mais
Artigos
on 8/5/21


A Invenção Ocasional surgiu após um convite do jornal inglês Guardian à Elena Ferrante. Ela aceitou com relutância com a condição de que a coluna durasse apenas um ano. O livro é uma coletânea desses 51 textos em que a autora discorre sobre diversos temas propostos pelos editores.... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 7
5
ranking 14
14%
4
ranking 71
71%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Cristina117
cadastrou em:
03/12/2019 20:39:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR