A maleta do meu pai

A maleta do meu pai Orhan Pamuk
Orhan Pamuk


Compartilhe


A maleta do meu pai





Em três discursos - incluindo o da cerimônia do prêmio Nobel de literatura -, Orhan Pamuk fala do papel do escritor na atualidade e investiga seu processo criativo em busca de uma chave que explique a literatura e o fascínio que ela exerce.

A maleta do meu pai reúne os discursos proferidos por Orhan Pamuk por ocasião do recebimento dos prêmios Nobel (2006) e Friedenspreis (2005) e na Conferência Puterbaugh (2006). Três relatos apaixonados de uma visão aguda, intimista e ao mesmo tempo absolutamente real do processo de criação do texto literário, da condição de escritor e do significado da arte.

No primeiro discurso, que Pamuk escreveu para a solenidade de entrega do prêmio Nobel, essa visão é enriquecida pelas lembranças de sua relação com o pai, o terreno onde se ergueram as primeiras pontes para a literatura, ainda que a consciência da força dessa influência só tenha se realizado muito mais tarde.

Nesse como nos dois outros discursos, Pamuk expõe o caminho que percorreu na literatura e no mundo: do sentimento de exclusão e da ânsia de se sentir aceito e integrado pelo "outro" à aceitação do próprio universo com todas as suas limitações como o centro irradiador de sua vida, de seu talento e da marca única que ele imprime no mundo.

As palavras do autor aqui reunidas compõem um delicado testemunho da matéria viva de que é feita a escrita, e por extensão a arte - expressão luminosa daquilo que é universalmente mais íntimo, mais fundo e mais escuro no ser humano.

Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
A maleta do meu pai

Similares


Resenhas para A maleta do meu pai (8)

ver mais
Sensacional!
on 29/6/11


A maleta do meu pai é um livro que reuni 3 discursos de Orhan pamuk sobre a reflexão em torno da escrita em sua vida,os obstáculos, as emoções, a política dos Turcos e os conflitos externos e internos que sofreu e ainda sofre para escrever. Para quem quer escrever, ou para quem gosta muito de ler vale a pena tirar um tempo para desgustar com calma esta obra. Não é atoa que o cara ganhou o prêmio Nobel de literatura de 2006. O discurso que mais me encantou foi o último ( O autor implí... leia mais

Estatísticas

Desejam30
Trocam1
Avaliações 4.2 / 71
5
ranking 54
54%
4
ranking 27
27%
3
ranking 15
15%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Helena
cadastrou em:
20/03/2009 15:01:46
Jenifer
editou em:
20/11/2021 16:48:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR