A Máquina Parou

A Máquina Parou E. M. Forster


Compartilhe


A Máquina Parou


seguido de Paisagem com Risco Existencial




Num futuro indeterminado e numa Terra ecologicamente arrasada onde as pessoas vivem em um mundo subterrâneo servido e controlado por uma Máquina, um jovem busca uma saída. O enredo é simples, mas as cenas que o articulam, escritas na primeira década do século 20, são fortes em premonição tecnológica e carregadas de arrepiante ameaça. E. M. Forster, autor de conhecidos romances como Passagem para a Índia, Um quarto com vista e Maurice, transformados em filmes de sucesso, foi um dos autores mais destacados da literatura britânica do século 20, várias vezes cogitado para o Prêmio Nobel. Em 1909, Forster, publicou A máquina parou: lida hoje, esta pequena novela inédita no Brasil revela todo seu poder de análise das relações entre a humanidade e a tecnologia em uma era em que, como advertiu Walter Benjamin, a humanidade se prepara para sobreviver à civilização. Já em “Paisagem com risco existencial”, o escritor e ensaísta Teixeira Coelho destaca os pressupostos e as consequências desta peça literária para a compreensão do tempo presente. Num futuro indeterminado que, na perspectiva de hoje, é daqui a pouco e mesmo já, as pessoas se comunicam por meio de tablets com som e vídeo, recebem em seus próprios quartos-casa tudo de que precisam — de comida a música, além de informação fornecida por um aparelho equivalente ao televisor — e não gostam de contatos físicos. Vivem subterraneamente e não gostam da superfície da Terra, que nada lhes diz. Tudo gira ao redor de uma Máquina central.
A máquina parou é um conto do autor dos romances Passagem para a Índia, Um quarto com vista e Maurice, entre outros, inicialmente publicado em novembro de 1909 na The Oxford and Cambridge Review. Em 1973, três anos após a morte do autor, foi incluída no volume II da coletânea The Science Fiction Hall of Fame. No Brasil, passou despercebida até este momento.

Contos / Ficção científica

Edições (1)

ver mais
A Máquina Parou

Similares

(13) ver mais
Daqui a cem anos
Anti-Crepúsculo
The City and the Stars
A Cidade e as Estrelas

Resenhas para A Máquina Parou (13)

ver mais
on 25/3/21


A máquina parou Mais um livro que li por causa da escola. O livro é muito bom na questão de reflexão mas eu achei muito difícil de ler, muito complexo porém pude notar o que eu nunca parei para pensar: a internet e aparelhos podem prejudicar a convivência entre as pessoas, mas tem seu outro lado, seu lado bom e útil. Nos dias atuais, estamos tendo aulas por conta da internet, plataformas e essas telas de computador/celular, tipo de coisa que o passado não tinha.... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 4.0 / 93
5
ranking 35
35%
4
ranking 48
48%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

37%

63%

João gregorio
cadastrou em:
19/05/2019 20:47:01
CrisVieira~
editou em:
24/01/2023 01:13:13