A Matinta Perera

A Matinta Perera Bartolomeu Campos de Queirós


Compartilhe


A Matinta Perera





Esta lenda da Matinta Perera foi criada por Bartolomeu Campos de Queirós a partir de relatos transmitidos oralmente na região amazônica. Uma história misteriosa, envolvente, que nos cativa do começo ao fim.

Um assobio no meio da noite
Coisa de arrepiar
De deixar o cabelo em pé!
Dizem que é um pássaro
Mas também é mulher…

Bartô soube como ninguém recriar esse mito tão presente, real e em constante transformação na cultura popular amazônica. Esta obra proporciona descobrir todo um imaginário construído, e mantido, pelas narrativas orais, com um discurso mítico cheio de ritos e figuras lendárias.

A Matinta pode ser uma velha, um pássaro, ou mesmo um menino de uma perna só em outras versões dos rincões do Brasil, o fato é que se trata de uma personagem misteriosa que vive sozinha na mata a perambular sob a lua, e para quem é preciso oferecer tabaco para ficar em paz. Um ser encantado respeitado por quem convive com ele, que nos faz refletir sobre a importância dos elementos da floresta, e sobre manter o equilíbrio entre todos os seres habitantes de cada região.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
A Matinta Perera

Similares


Resenhas para A Matinta Perera (1)

ver mais
Intrigante
on 26/7/22


É um livro curto, a história popular bem contada pelo autor, mas tenho dois comentários sobre as ilustrações: 1. São algumas das mais belas ilustrações que já vi em um livro. 2. O ilustrador provavelmente nunca colocou um pé na região amazônica brasileira. ???? (quem for amazônida vai entender o porquê).... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

João gregorio
cadastrou em:
18/05/2019 21:53:02
Ed Carvalho
editou em:
26/07/2022 22:15:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR