A mulher de trinta anos

A mulher de trinta anos Honoré de Balzac


Compartilhe


A mulher de trinta anos





Patrono do romance no Ocidente, Balzac é também, ao mesmo tempo, um historiador de costumes: sua minúcia documentária coloca-o na posição de precursor do realismo literário.

"A mulher de trinta anos" é, sem contestação, o livro mais famoso de Balzac. Muitos leitores não lhe conhecem senão este único romance. Pessoas que não lhe leram uma página sequer associam automaticamente esse título a seu nome. No Brasil como em muitos outros países a "idade balzaquiana" tornou-se expressão consagrada até nos meios incultos.

Baszac prestou às mulheres um serviço imenso, que elas nunca lhe poderem agradecer suficientemente, pois duplicou para elas a idade do amor.

Literatura Estrangeira / Romance / Ficção

Edições (23)

ver mais
A mulher de trinta anos
A mulher de trinta anos
A mulher de trinta anos
A mulher de trinta anos

Similares

(21) ver mais
Estudos de Mulher
Mulheres que não sabem chorar
A vida invisível de Eurídice Gusmão
Eugênia Grandet

Resenhas para A mulher de trinta anos (176)

ver mais
on 16/12/23


Ou a maturidade feminina em seu explendor. A obra mais conhecida de Balzac é um elogio à mulher que alcança, aos olhos do escritor, seu age na faixa etária supracitada. Mas qual seria a razão? Ignorando os atributos mais óbvios, como a completa maturação do corpo, Balzac explora a personalidade que finalmente se assenta e que exige seu lugar. É a mulher que se excusa por um hábito social, e não por uma opressão infantil. É aquela que se joga em um romance com um pirata e recusa o... leia mais

Estatísticas

Desejam294
Trocam51
Avaliações 3.6 / 1.920
5
ranking 19
19%
4
ranking 37
37%
3
ranking 32
32%
2
ranking 9
9%
1
ranking 3
3%

23%

77%

Joana
cadastrou em:
21/01/2012 14:03:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR