A peça em destaque

A peça em destaque

Compartilhe


A peça em destaque (Série Cadernos de Pesquisa - Vol.2)


Oratório da Paixão




Provenientes de diversas regiões do Brasil e do mundo, as coleções de arte do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo tiveram distintas formas de origem e sinalizam a memória do colecionismo na sociedade paulista das primeiras décadas do século XX.
O projeto A Peça em Destaque oferece um diálogo com o público e a divulgação desse importante patrimônio por meio da série Cadernos de Pesquisa, que pretende potencializar o acesso às coleções, apresentando nosso acervo museológico peça a peça. Buscando ampliar o conhecimento e valorizar o patrimônio público, a Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios tenciona a atualização e o aprofundamento das informações sobre estas coleções, que privilegiam a arte moderna brasileira na pintura, o Barroco na imaginária e no mobiliário artístico e estilos ecléticos na louçaria, prataria, tapeçaria e objetos de adorno.
O conteúdo das páginas a seguir é fruto de estudo realizado pelos membros do Comitê de Pesquisa da Curadoria, constituído em 2012. A seleção das peças em destaque, dentre as obras e estilos artísticos que compõem esse acervo, considera a opinião de visitantes e funcionários dos Palácios mediante votação periódica. Escolhido o objeto artístico, o Comitê o analisa em sua natureza, elementos formais e contexto histórico. A metodologia adotada propõe, a partir do item selecionado, o levantamento bibliográfico, a revisão histórica e a descrição iconográfica . Neste segundo volume, a peça em destaque é o Oratório da Paixão.
A aquisição da coleção de arte sacra desse acervo remonta às décadas de 1960/70, quando foi criado o Grupo Executivo de Aproveitamento do Palácio de Campos do Jordão – GEAPAC, para dar continuidade à política de formação das coleções de arte dos Palácios do Governo. Naquele momento, o colecionismo privilegiava obras remanescentes do período colonial, de forma que as peças adquiridas contam muito do modo de viver e dos costumes brasileiros. Algumas delas são vistas como testemunhos da transição do mobiliário sacro para o espaço residencial.
Raros exemplares de modelos citados nesta publicação fazem parte desse acervo. Elaborados, em sua maioria, no século XVIII, refletem a passagem do universo grandioso das igrejas para o espaço íntimo do cotidiano doméstico, além de representarem os estilos em voga na época de sua manufatura – sobretudo o Barroco e o Rococó.
O Oratório da Paixão e os demais oratórios que compõem essa coleção se relacionam intimamente com a religiosidade brasileira, como se verifica nos temas das composições presentes na talha e na policromia. Os passos da Paixão de Cristo, evocados em muitas procissões no período da Quaresma, recebem uma interpretação singular na peça escolhida para protagonizar este caderno.
Ao compartilhar as descobertas aqui apresentadas, espera-se promover maior interação com os visitantes dos Palácios, motivando novos estudos e difundindo as artes decorativas. A Peça em Destaque sugere não apenas leituras históricas e estéticas das obras, mas também uma reflexão sobre os fatos e as políticas de aquisição e preservação. Com os Cadernos de Pesquisa, a Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios continua a cumprir sua função de preservar o bem patrimonial público e torná-lo acessível a todos os interessados em partilhar dessa fruição.


Artes

Edições (1)

ver mais
A peça em destaque

Similares

(7) ver mais
A peça em destaque
Palácio dos Bandeirantes - Catálogo da Galeria dos Governadores
Acervo Artístico dos Palácios: Panorama das Coleções
Casas de Poder / Power Houses

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Tecabacaxi
cadastrou em:
02/05/2015 15:34:01
raquellruiz
editou em:
05/05/2015 10:07:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR