A selvagem perdição

A selvagem perdição André Malta


Compartilhe


A selvagem perdição


Erro e ruína na Ilíada




"O livro 'A Selvagem Perdição – Erro e Ruína na Ilíada' , do jovem pesquisador e professor da USP André Malta, se situa naquele terreno de investigação cujo abandono Griffin lamentava: embora reconheça e leve em conta as teses de Parry, A Selvagem Perdição não é um tratado árido sobre questões técnicas referentes à produção da poesia da Ilíada , mas um mergulho nos conteúdos e nos sentidos dessa poesia. André Malta toma como fio condutor a complexa noção de áte – um conceito fundamental para a compreensão do universo moral e religioso de Homero (como também fundamental para que compreendamos o espírito grego em geral) – e, numa linguagem clara e fluente, que não afugentará aqueles que não forem especialistas em literatura grega, ilumina para o leitor alguns aspetos centrais da Ilíada .



'A Selvagem Perdição' coloca numa perspectiva correta as relações entre deuses e mortais (que, em Homero, são tão diferentes das relações entre Deus e os homens na tradição judaico-cristã!) e, assim, permite que o leitor do poema compreenda o que move, o que inibe e o que dá sentido às ações dos heróis no mundo homérico.



Flávio Ribeiro de Oliveira



Instituto de Estudos da Linguagem – Unicamp



Fonte: http://www.fflch.usp.br/dlcv/lc/index_arquivos/livrosdoprograma.htm

Edições (1)

ver mais
A selvagem perdição

Similares


Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 67
67%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Renata
cadastrou em:
07/12/2009 21:28:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR