A Sociologia de Pierre Bourdieu

A Sociologia de Pierre Bourdieu Pierre Bourdieu


Compartilhe


A Sociologia de Pierre Bourdieu





"Quais as portas de entrada para se pensar a sociedade? Qual o grau de autonomia das Ciências Sociais em relação aos múltiplos condicionantes?"

Inquietações como essas atravessam a obra de Bourdieu e direcionam seu olhar crítico e metodológico. Segundo Octávio Ianni, todo intelectual tem um demônio e, sem essa presença obsessiva, seu trabalho seria inócuo. Pois os demônios do pensador francês fazem companhia aos de Weber, Durkheim e Simmel. No entanto, e cada um a forma de tourear os espíritos é original.

As Ciências Sociais são um artesanato e não uma profissão: nelas as qualidades individuais do pesquisador não só são necessárias, mas imprescindíveis. A presente obra mostra um crítico tenaz da visão idílica da sociedade e da arte, e sua análise consiste em desmistificar miragens. Para Bourdieu, o gosto, as formas de falar e de construir ciência, longe de serem atividades puramente individuais, integram campos constituídos por algum poder e são sempre marcadas por um conjunto de elementos sociais nada inocentes.

Sociologia

Edições (1)

ver mais
A Sociologia de Pierre Bourdieu

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

João gregorio
cadastrou em:
24/09/2017 19:30:48
Joana
editou em:
05/01/2018 21:23:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR