A terra como invenção

A terra como invenção João Marcelo Ehlert Maia


Compartilhe


A terra como invenção


O espaço no pensamento social brasileiro




Por que pensadores urbanos, preocupados com a modernização do Brasil nos primeiros decênios do século XX, vislumbraram na terra - categoria tão distante do imaginário de sua época - uma chave interpretativa para entender este país? De que forma as reflexões desses personagens se aproximavam, ou se distanciavam, do mundo modernista brasileiro e seus mais destacados intelectuais?

Por meio da análise das obras de dois intelectuais expressivos do pensamento social daquele período - Euclides da Cunha e Vicente Licínio Cardoso -, o autor conclui que a terra, mais que uma categoria espacial, tornou-se um modo de compreensão da nossa realidade.

Pela originalidade do tema, o brilhantismo e a riqueza da análise, além do bom estilo de escrita, "A terra como invenção" fez jus ao primeiro PRÊMIO JORGE ZAHAR.

Edições (1)

ver mais
A terra como invenção

Similares

(7) ver mais
O Negro no Mundo dos Brancos
Jango E O Golpe De 1964 Na Caricatura
Historiadores pela democracia
Pensadores que inventaram o Brasil

Resenhas para A terra como invenção (1)

ver mais
DOIS LIVROS...
on 14/1/19


(...) A primeira República foi pródiga em fabulações que procuravam rearticular os temas da terra e da construção da nacionalidade. Dois livros escritos no mesmo ano, funcionavam como portas de entrada para a discussão sobre a natureza de nossa geografia americana e seu papel na invenção de uma sociedade moderna, inscrita na dinâmica temporal do Ocidente Canaã de Graça Aranha e Os Sertões de Euclides da Cunha (...) in: MAIA, João Marcelo Ehlert. A terra como invenção. Rio de Jan... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.8 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Felipe
cadastrou em:
01/05/2013 12:56:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR