A tragédia da rua das flores

A tragédia da rua das flores Eça de Queiroz


Compartilhe


A tragédia da rua das flores





A história de Genovena, mulher madura e amante de muitos homens, e de Vítor, um jovem inexperiente de 23 anos, cujo amor desenfreado conduz a trágicos eventos.

Vestiu-se quase com devoção; foi-se florir e, fumando um charuto caro, dirigiu-se à Rua das Flores. Por um refinamento de voluptuosidade, não se apressava e ia gozando tudo devagar, o ar, o sol, as fachadas alegres, porque a tudo o seu amor transbordante lançava, sobre todas as coisas, como um reflexo amável.

Uma das primeiras obras “realistas” de Eça de Queirós, escrita logo após o “Crime do Padre Amaro“, entre 1877 e 1878, quando o próprio era cônsul em Newcastle, Inglaterra; no entanto, só em 1980, mais de 100 anos depois de ter sido escrita, é que esta obra teve a sua primeira publicação, altura em que deixou de estar na posse dos herdeiros e passou a pertencer ao domínio público.

Com a obra completa, mas não revista para publicação (o manuscrito original apresentava pequenas incoerências narrativas e palavras omissas), não se sabe ao certo porque é que Eça, depois de ter delineado a história, a tenha posto de parte. Muitos especulam que a ideia narrativa por detrás da “Tragédia da Rua das Flores” tenha crescido e motivado Eça a escrever “obras maiores” a partir do que já escrevera. De facto “A Tragédia da Rua das Flores” tem muitos elementos narrativos, cenas, diálogos, situações e até nomes de personagens que aparecem em “Os Maias” e ainda uns outros em “O Primo Basílio“; o que leva muitos críticos literários a olhar para esta obra como apenas um esboço, ou um estudo literário de Eça, razão pela qual o autor nunca a considerou para publicação.

Seja como for, a obra não deixa de ter o seu espaço único entre o conjunto literário “queirosiano”, explorando, como no grosso das obras de Eça, a critica social e a exposição de temas tabus da sua a época. Escrita com toda a vigorosidade e amenidade própria da escrita do autor, diz-se que foi inspirada num artigo de um jornal que dava conta de que um corpo teria sido encontrado, sem vida, no passeio da rua das Flores, em Lisboa. Estado afastado de Portugal e sendo os jornais nacionais os únicos pontos de ligação que Eça tinha para se manter actualizado sobre o que ocorria no país, tal situação, ocorrida numa zona nobre da cidade (a rua das Flores é uma das ruas que liga o cais do Sodré ao Chiado) e que Eça conhecia tão bem, deve tê-lo deixado extremamente intrigado. Partindo do mesmo espírito criativo sobre investigação criminal que desenvolvera em “O Mistério da Estrada de Sintra“, Eça começou por delinear e desenvolver uma hipotética história sobre quem seria aquela pessoa e que acontecimentos teriam ocorrido para culminar naquela situação. O resultado é um estudo psicológico de uma paixão mórbida entre um jovem rapaz e uma mulher com o dobro da sua idade – um tema tabu para a altura – que encobre algo ainda escandaloso e trágico.

Romance / Literatura Estrangeira

Edições (4)

ver mais
A Tragédia da Rua das Flores
A tragédia da Rua das Flores
A tragédia da Rua das Flores
A tragédia da rua das flores

Similares

(1) ver mais
Os Maias

Resenhas para A tragédia da rua das flores (3)

ver mais
Leitura prazerosa
on 26/10/16


Lido em 24/10/2016. Muito bom. Leitura prazerosa, pois o autor é uma dos melhores da língua portuguesa não é à toa. Um romance interessante, na Lisboa do passado (séc XIX), costumes diferentes mas sempre conduzidos pelas peripécias do amor. Acostumado com os livros de hoje entendi a palavra "tragédia" como uma sucessão de crimes violentos e um livro de ação. É um livro delicioso que nos leva a Portugal, parecido um pouco com o que conheci, mas com menos tecnologia e mais requinte. Uma ... leia mais

Vídeos A tragédia da rua das flores (1)

ver mais
Episódio 53 - A Tragédia da Rua das Flores, by Ana Paula

Episódio 53 - A Tragédia da Rua das Flores, b


Estatísticas

Desejam23
Trocam3
Avaliações 4.1 / 73
5
ranking 42
42%
4
ranking 38
38%
3
ranking 15
15%
2
ranking 1
1%
1
ranking 3
3%

29%

71%

Roberta
cadastrou em:
13/07/2016 03:56:31
Roberta
editou em:
13/07/2016 04:01:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR