A Última ao Cadafalso

A Última ao Cadafalso Gertrud von le Fort


Compartilhe


A Última ao Cadafalso


Medo e esperança




Com esta obra de Gertrud von le Fort, oferecemos ao leitor uma novela histórica de primeira ordem que, na versão para o teatro, feita por Georges Bernanos sob o título de Diálogos das carmelitas, conheceu enorme sucesso.

A autora, doutora honoris causa pela Universidade de Munique, falecida em 1971, foi romancista, ensaísta e poetisa de mão-cheia. Nesta pequena obra-prima, baseada no episódio real do martírio das dezesseis carmelitas de Compiègne durante a Revolução Francesa, há um conjunto de personagens femininas inesquecíveis. Com Blanche de la Force, mergulhamos no íntimo do coração humano, na sua fragilidade e no seu heroísmo. Com Maria da Encarnação, aprendemos a conhecer e a admirar a nobreza de espírito, que no entanto precisa ser refundida ao calor da chama do Espírito Santo para ganhar dimensão divina. E com a personagem Madre Lidoine vemos unirem-se a prudência com o senso do sobrenatural, num equilíbrio sereno e firme.

Nesta edição, acrescentaram-se dois estudos indispensáveis para a plena compreensão da obra. Um descreve as relações entre a Revolução Francesa e a Igreja, marcadas por uma dura perseguição e repletas de episódios duríssimos; o outro narra os acontecimentos autênticos do martírio das Bem-aventuradas carmelitas de Compiègne tal como foi possível reconstituí-los a partir dos recentes estudos históricos.

Tanto a novela como a história nos ensinam toda uma lição de fidelidade. Leitura apaixonante, tese magistral de psicologia, panorama de um dos mais significativos períodos da modernidade, este livro nos fala diretamente ao coração!

Ficção / História

Edições (1)

ver mais
A Última ao Cadafalso

Similares

(1) ver mais
Devocionário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Resenhas para A Última ao Cadafalso (1)

ver mais
A força da Fé.
on 3/10/22


Um relado real e emocionante das freiras carmelitas de um convento de Paris que tiveram que enfrentar o terror dos revolucionários em plena Revolução Francesa para poder praticar a sua fé. Um relato importante em nossos dias onde o pensamento totalitário a intolerância religiosa aumenta a cada dia.... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam1
Avaliações 4.8 / 10
5
ranking 90
90%
4
ranking 10
10%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Camila
cadastrou em:
18/07/2018 18:43:14