A vida em comum

A vida em comum Tzvetan Todorov


Compartilhe


A vida em comum


Ensaio de antropologia geral




Neste ensaio, que integra a Coleção Todorov, o filósofo búlgaro percorre um único domínio do vasto campo da Antropologia para estudar o ser humano a partir de um ângulo incomum. Ele busca compreender não o lugar que o homem ocupa na sociedade, mas, ao contrário, o lugar que a sociedade ocupa no homem: “Em que consiste, para o indivíduo, a exigência de conhecer apenas uma vida em comum?”.

Todorov almeja melhor compreensão do objetivo da existência humana. E demonstra que é preciso ir além do que se percebe a partir de concepções correntes (e antagônicas), carregadas de conceitos antropológicos subjacentes. Tais concepções induzem a pensar que o objetivo da existência humana é o desenvolvimento do indivíduo, a realização de si ou o progresso da sociedade, ainda que este implique em sacrifício de certas vantagens do indivíduo.

Para Todorov, estas duas versões do ideal humano participam de uma mesma concepção do homem, que o representa em antagonismo com seu meio social, tornando necessário escolher: o indivíduo ou a sociedade.

Ele professa, porém, que “o si mesmo” existe apenas na e por sua relação com os outros e “intensificar a troca social significa intensificar o si mesmo”: “Tomar consciência de que o objetivo do desejo humano não é o prazer, mas a relação entre os homens, pode, ao mesmo tempo, nos permitir reconciliar-nos com situações que pareceriam insatisfatórias sob outros critérios e agir de forma a melhorar a vida da sociedade de modo duradouro e geral”.

Interessado especialmente em Rousseau – para quem a vida em sociedade é uma vocação humana, embora, em aparente contradição, ele vivesse solitário –, Todorov dialoga nesta obra compensadores de várias épocas, como Montaigne, Kant, Nietzsche, La Rochefoucauld e Freud. Ele recorre ainda, “mais do que habitualmente”, à literatura: “As verdades desagradáveis – para o gênero humano ao qual pertencemos, ou para nós mesmos – têm maiores possibilidades de conseguir exprimir-se em uma obra literária do que em uma obra filosófica ou científica”.

Ensaios

Edições (1)

ver mais
A vida em comum

Similares

(2) ver mais
Deveres e deleites
Teorias do Símbolo

Resenhas para A vida em comum (1)

ver mais
Um ensaio sobre o que nos faz humano
on 13/11/16


Com a profundidade que é característica ao búlgaro Todorov, A Vida Comum é um magnífico ensaio sobre a condição humana, mais especificamente, a necessidade de partilhar a vida com outrem. Amparado em estudos que absoverm contribuições da Filosofia, Psicanálise, Economia, entre outros, o autor reforça o argumento de que um humano só se constitui na relação com um outro de sua mesma espécie.... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 3.9 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Renan
cadastrou em:
24/04/2015 13:19:30
andre
editou em:
08/03/2020 17:39:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR