A Vinha dos Esquecidos

A Vinha dos Esquecidos João Clímaco Bezerra


Compartilhe


A Vinha dos Esquecidos





Em A Vinha dos Esquecidos, João Clímaco Bezerra narra a angústia existencial do padre Anselmo, ao mesmo tempo em que conta a história do negro Zacarias, numa perdida cidadezinha do interior. O livro tem 35 capítulos que se alternam entre padre Anselmo (capítulos ímpares) e Zacarias (capítulos pares).



João Clímaco Bezerra consegue tramar bem o seu enredo, a partir da subjetividade dos personagens, nuanças de personalidade, também registrando um contexto histórico em que o modo de vida rural começa a mudar.



O título do romance remete à existência de uma população esquecida, assistida por um padre também esquecido:



(...) Agora as pregações haviam dado uma guinada de extremo a extremo. De tudo proibido passara para tudo permitido. Sinal dos tempos. Padre Anselmo não gostava de ameaças de castigo. Preferia mostrar Jesus, o doce Jesus, como o cordeiro de Deus que viera tirar os pecados do mundo. O Ser Supremo que tudo o todos perdoava. E tinha a predileção especial pela palavra “vinha”. (...)



fonte: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/a/a_vinha_dos_esquecidos

Edições (1)

ver mais
A Vinha dos Esquecidos

Similares

(1) ver mais
A Casa

Resenhas para A Vinha dos Esquecidos (3)

ver mais
on 21/12/09


Um dos melhores livros que já li. Com um quê de realismo-naturalismo, me encantou totalmente, apesar de todos terem me dito que era chato. Esse é um dos livros que eu releria, apesar de não gostar de reler livro.... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam7
Avaliações 3.4 / 153
5
ranking 16
16%
4
ranking 33
33%
3
ranking 35
35%
2
ranking 11
11%
1
ranking 5
5%

27%

73%

Professor_estudante
cadastrou em:
20/01/2009 23:31:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR