Este livro-almanaque busca preencher a lacuna existente na exposição de conteúdos históricos e geográficos sobre a Baixada Fluminense e seus municípios a partir um viés didático e com uma linguagem acessível aos professores e alunos da região bem como ao grande público de maneira geral. Concebido numa releitura dos clássicos Almanaques, este se revela inovador, uma vez que ultrapassa a mera exposição de dados e inclui tencionamento pedagógicos sobre determinados elementos presentes na região.
Este material foi produzido com apoio da FAPERJ com o edital específico para produção de materiais didáticos e publicado pela APPH-CLIO (Associação de Professores e Pesquisadores em História da Baixada Fluminense), e tem como autores professores com experiência na docência no ensino básico da rede pública e ensino superior que pesquisam, trabalham e moram em municípios da Baixada Fluminense.
O Almanaque da Baixada apresenta as singularidades sociais, econômicas e políticas dos municípios de uma região tratada por vezes estereotipada. Há a descoberta de um outro lado da Baixada que não é apresentada pelos noticiários midiáticos. Uma Baixada de história cultural de importância nacional, das belezas naturais que abrange resquícios de Floresta de Mata Atlântica e reservas biológicas, uma dinâmica social e econômica pujante das indústrias e do comercio local, que sejam capazes de mostrar como o povo que ali vive constroem sua própria história e sua geografia. Sem ignorar um processo desigual de produção do espaço e as dinâmicas territoriais e representações contemporâneas bem como as marcas associadas ao contexto de integração no urbano-metropolitano fluminense.