Antologia do Retrato

Antologia do Retrato Emil Cioran


Compartilhe


Antologia do Retrato


De Saint-Simon a Tocqueville




Antes da invenção da fotografia e do fotojornalismo, que marcam a vida dos homens públicos e dos paparazzi que buscam retratar os diferentes momentos das celebridades, a vida pública era registrada por mil palavras. Os retratos dos séculos passados eram desenhados por moralistas e memorialistas escritores de grande calibre que examinavam, perscrutavam, denunciavam e marcavam para a posteridade a vida de figuras notáveis.

Emil Cioran, conhecedor excepcional das memórias e da correspondência da sociedade francesa dos séculos XVIII e XIX, criou uma antologia impecável sobre essas pinturas cruéis e elegantes de homens e mulheres entregues à vida dos salões e antecâmeras. Antologia do retrato reúne os portraits preferidos do autor. Uma galeria de figuras tão contrastantes como Jean Jacques Rousseau e Napoleão, desenhados por escritores como Saint-Simon, Talleyrand, Chateaubriand, Benjamin Constant, Sainte-Beuve e Tocqueville.

A admiração de Cioran por esses escritores se justifica: Os moralistas são quase sempre virulentos, se bem que de uma virulência contida; tal é o caso dos memorialistas: dir-se-ia que nos retratos que eles traçam de seus contemporâneos dedicam-se a nos mostrar a maneira como se encarna, se prolonga e se individualiza o pecado original.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Filosofia / História

Edições (2)

ver mais
Antologia do Retrato

Similares

(4) ver mais
Emil Cioran e a Filosofia Negativa
Os Desvãos Cioran ou Mansarda em Paris com Vista para a Morte
História e Utopia
O Livro das Ilusões

Estatísticas

Desejam11
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 20
20%
3
ranking 60
60%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

62%

38%

geovani
cadastrou em:
14/04/2009 20:18:04
Cioran E.
editou em:
21/10/2017 02:02:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR