Este livro mostra como os mapas mentais constituem uma técnica que contribui para o funcionamento do cérebro e faz com que ele atinja um maior rendimento por meio da estimulação do pensamento e do uso de imagem, símbolos, cores e palavras.
Os autores apresentam estratégias de aprendizado por meio dos mapas mentais, contribuindo para potencializar a capacidade de aprender a pensar e a estudar. Trata-se de um exercício dinâmico e interativo que pode ser aplicado em todas as disciplinas. Gera uma cultura de convivência em sala de aula e no centro educacional e pode ser uma alternativa para solucionar os problemas de conflitos e violência nas salas de aula.
O trabalho traz, no início, uma parte teórica acerca da atividade cerebral, da dinâmica de aprendizagem e do processo de elaboração dos mapas mentais. Posteriormente, são abordadas as estratégias de aprendizagem por meio dos mapas mentais e mostra-se como colocá-las em prática. Cita, por fim, algumas experiências em que foram usados os mapas mentais e alguns benefícios obtidos com essa utilização.
O livro possui ilustrações para mostrar o desenvolvimento desses mapas mentais. É dirigido a professores dos diferentes níveis educacionais e a pessoas que desejam conhecer novas técnicas de aprendizagem.