Apesar da quase universalização do ensino fundamental, parte da escola brasileira parece que ainda não conseguiu encontrar caminhos para promover eficazmente, na área de Língua Portuguesa, o desenvolvimento e a ampliação das capacidades de linguagem de seus estudantes. Ainda que as contribuições teóricas nessa área, nas últimas três décadas, tenham promovido mudanças nas orientações oficiais para o ensino da disciplina, parece que os docentes continuam apresentando certas dificuldades em repensar a organização do currículo de Língua Portuguesa e utilizar os conhecimentos didáticos disponíveis para planejar as práticas pedagógicas que ajudem as crianças a avançarem em suas aprendizagens. E é com base no indicado acima que a disciplina Aprendizagem da Língua Portuguesa foi planejada. O esperado é que, ao final desse estudo, você conheça os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino e da aprendizagem desse componente curricular para os anos iniciais do ensino fundamental, instrumentalizando-se para que, na condição de futuro professor, promova ações pedagógicas que propiciem aos alunos tornarem-se membros efetivos da comunidade de leitores e produtores de textos orais e escritos.
Pedagogia