Aquele mundo de Vasabarros

Aquele mundo de Vasabarros José J. Veiga


Compartilhe


Aquele mundo de Vasabarros





Sob o regime dos Simpatia - família no poder há sete séculos -, Vasabarros é uma cidade triste, cinza e hostil. Lá, a submissão parece ser a única forma de sobrevivência.

Mistura de distopia e de resposta à brutalidade da ditadura, Vasabarros é alegoria de uma sociedade dominada pela burocracia e pelo autoritarismo. Lá, as regras são seguidas a ferro e fogo, e as palavras de ordem são vigilância, hierarquia, punição e temor.

Sétimo livro do autor, Aquele mundo de Vasabarros foi lançado em 1982 e recebeu, no ano seguinte, o prêmio Jabuti na categoria romance. A trama faz parte do que especialistas identificam como "ciclo sombrio" de José J. Veiga: depois de A hora dos ruminantes (1966), Sombra de reis barbudos (1972) e Os pecados da tribo (1976), esta obra do escritor goiano retorna a um cenário oprimido por poderes atrozes e descomunais.

Sob o regime da família Simpatia, a população de Vasabarros se divide em andares, que reproduzem a estratificação social: no primeiro nível estão os funcionários do primeiro escalão, no segundo vivem os membros da Simpatia e no terceiro moram os pobres e marginalizados. Em Vasabarros, há também os merdecas e mijocas, alcunha para os vigias e oficiais responsáveis pela manutenção da disciplina.

"Um convite para o leitor se posicionar perante os fatos de modo crítico, analisar a trama e perceber um jogo de forças de poder usurpando a condição humana de liberdade."
Agostinho Potenciano de Souza

Literatura Brasileira / Romance

Edições (4)

ver mais
Aquele mundo de Vasabarros
Aquele Mundo de Vasabarros
Aquele Mundo de Vasabarros
Aquele Mundo de Vasabarros

Similares


Resenhas para Aquele mundo de Vasabarros (22)

ver mais
Me surpreendi
on 22/7/20


Quando li a sinopse do livro pensei que seria totalmente diferente, me surpreendi quando comecei a ler e vi que se tratava de uma espécie de distopia. Vasabarros é uma construção na qual existe toda uma sociedade hierárquica e desigual. Seria uma espécie de metáfora que podemos encaixar em diversos exemplos palpáveis do dia a dia e é possível reconhecer nossa realidade em vários trechos desta ficção. Me lembrou um pouco 1984. Não é AQUELE livro incrível e inesperado que vá te marc... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam6
Avaliações 3.5 / 51
5
ranking 18
18%
4
ranking 41
41%
3
ranking 24
24%
2
ranking 14
14%
1
ranking 4
4%

46%

54%

Jenifer
cadastrou em:
10/11/2022 19:17:56
Fernando
editou em:
09/12/2022 23:08:04