As Existências Mínimas

As Existências Mínimas David Lapoujade


Compartilhe


As Existências Mínimas





Em 1938, quando o filósofo Étienne Souriau faz o inventário dos diferentes modos de existência que povoam o mundo, uma classe de seres retém particularmente sua atenção: a dos seres virtuais.
Trata-se das potencialidades que acompanham cada existência: aquilo que ela poderia ser se...
Não são meras possibilidades, já que os virtuais existem à sua maneira. O problema é que carecem de realidade, como se não houvesse lugar para eles no mundo real.
Quem pretende fazer com que existam mais, que tenham “mais” realidade, é, além de criador, um advogado, pois luta pelo “direito” de existirem com mais intensidade, de ocuparem legitimamente um lugar neste mundo. Cada criação não seria uma defesa em favor das novas existências que cria?
Não será este o problema de cada existência, na medida em que se percebe privada do direito de existir de tal e qual maneira? É a interrogação que percorre este livro, na interseção entre a existência, a arte e o direito.

Artes / Filosofia

Edições (1)

ver mais
As Existências Mínimas

Similares

(1) ver mais
Cartas e outros textos

Resenhas para As Existências Mínimas (1)

ver mais
Interessante mas confuso
on 3/5/22


Foi ótimo ler esse livro logo após O Processo do Kafka. Ele cita bastante não só Kafka, mas muitas outras literaturas. Achei absolutamente encantador como a arte tá presente, como subverteu muita coisa pra mim. Mas em muitos momentos fiquei meio perdida (talvez pela falta de bagagem filosófica). É pequeno mas não foi rápido, achei um pouco denso. Mas certamente valeu a leitura!... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.4 / 16
5
ranking 53
53%
4
ranking 47
47%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Igor
cadastrou em:
11/11/2017 15:21:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR