O presente livro "As políticas educacionais em tempos de crise do capital" reúne uma coletânea de doze artigos elaborados por professores e pesquisadores acerca da temática: Estado, política, trabalho e educação. Trata-se de uma publicação organizada pelo Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Ontologia Marxiana-UFAL, cuja autoria conta com a participação de estudiosos tanto da UFAL, quanto da UNEAL, UNCISAL, e ainda, um importante grupo de autores vinculados a outros espaços acadêmico-investigativos como UFC e UECE.
A coletânea foi dividida em três eixos, entre os quais o primeiro aborda o contexto da crise estrutural do sistema capitalista e seus reflexos sobre as políticas educacionais; já o segundo eixo analisa a relação entre Direito, Estado, Ideologia, Legislação e as formas manipulatórias da burguesia sobre a educação; por fim, o terceiro eixo ressalta a perspectiva emancipadora da educação, apontando os limites do Estado.
O referido livro analisa o debate atual no interior da educação, cujo conjunto de escritos "rema" contra as abordagens mais hegemônicas. Tomando como chão teórico a ontologia marxiana, é uma produção teórica que visa contribuir para a compreensão dos significados político-ideológicos da educação na contemporaneidade, diante do acirramento da barbárie social orquestrado pelo capital no quadro de sua crise estrutural.
Desse modo, a preocupação dos autores consiste em produzir um conhecimento voltado aos interesses mais essenciais da classe trabalhadora, cujos fundamentos foram lançados por Marx e Lukács. Tal referencial teórico permite a tomada de decisões que apontam para a construção de uma forma de sociabilidade para além do capital, portanto, superior, e de fato, humana.
Educação / Política