Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche


Compartilhe


Assim Falou Zaratustra (e-reader edition)


Um Livro para Todos e para Ninguém




Nietzsche foi buscar no zoroastrismo, religião ancestral da Pérsia (atual Irã), o personagem para expor suas próprias ideias. O que parece ter atraído ao filósofo alemão é o dualismo cósmico da doutrina de Zaratustra (ou Zaroastro, daí o termo “zoroastrismo”). Cabe notar, no entanto, que a guerra semieterna entre o “Deus Bom” e o “Deus Mau” era, numa análise mitológica mais aprofundada (a qual Nietzsche certamente estava a par), uma analogia para a batalha moral que se dá antes **dentro** da alma humana do que fora dela.



A grande questão não era, portanto, termos medo de um Demônio externo – entidade que serviu e ainda serve para evocar o medo nos seguidores de dogmas. A questão era reconhecermos nossos próprios monstros internos, e apaziguá-los, dominá-los, nos tornando timoneiros de nossa própria embarcação.



Nietzsche foi muito mal interpretado ao longo dos anos, e por isso cabe lermos esta obra (para muitos, sua obra-prima) tendo em mente que o “Deus” ao qual ele anuncia a morte é, sobretudo, o “deus das barganhas”, que guia ovelhas com maior pavor dos “infernos” do que propriamente uma vontade genuína de se espiritualizar. Da mesma forma, o “Super-homem” não é um “homem de espécie superior” num sentido de “raça humana superior” (que a ciência já comprovou que sequer existe, ou seja: que todos somos homo sapiens desde seu surgimento na África), mas sim num sentido de “homem que supera a si mesmo, que vai além das suas capacidades atuais, que cria o novo”.



Tomei o cuidado (espero que me perdoem) de relembrar estes conceitos assim que aparecem ao longo do livro, com pequenas notas. Noutros casos, inseri notas mais pitorescas, como a que explica que “a péla dourada” nada mais é que uma bola do jogo de péla, espécie de ancestral do jogo de tênis (o esporte), e que teve o seu auge no século em que nasceu Nietzsche.



De resto, escutemos ao que falou Zaratustra...



O editor.



[eBook à venda para Kindle e Kobo]

Ficção / Filosofia / Literatura Estrangeira / Poemas, poesias / Romance

Edições (50)

ver mais
Assim falou Zaratustra
Assim falou Zaratustra
Assim falou Zaratustra
Assim falou Zaratustra

Similares

(27) ver mais
Aurora
O Profeta
DICIONÁRIO NIETZSCHE
A Divina Comédia (eBook)

Resenhas para Assim Falou Zaratustra (296)

ver mais
Filosofia no sentido mais estrito da palavra
on 30/11/09


Já li várias vezes, em diversas idades, e cada oportunidade me levou a reflexões completamente diferentes, principalmente sobre a vida em comunidade, o progresso humano e a tentativa eterna de sobrepujar o antecessor e avançar um passo na evolução. O personagem título representa um tipo de ser humano pouco comum, aquele que está a uma etapa do Übermensch (ou sobre-homem), que acaba de retornar de um período de auto-exílio e planeja transmitir à sociedade da época os seus ensinamentos... leia mais

Estatísticas

Desejam984
Trocam89
Avaliações 4.2 / 5.419
5
ranking 50
50%
4
ranking 32
32%
3
ranking 15
15%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

46%

54%

raph
cadastrou em:
26/08/2013 15:53:04
Lucas Ferreira
editou em:
09/02/2022 22:29:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR