Harold Bloom


4.6
33 avaliações

Nascimento: 11/07/1930 - 14/10/2019 | Local: Estados Unidos - Nova Iorque - Nova Iorque

Harold Bloom foi um professor e crítico literário estadunidense. Ele ficou conhecido como um humanista porque sempre defendeu os poetas românticos do século XIX, mesmo num tempo em que suas reputações eram muito baixas.

Bloom é autor de diversas teorias controversas sobre a influência da literatura além de um defensor ferrenho da literatura formalista (a arte pela arte), em oposição a visões marxistas, historicistas, pós-modernas, entre outras.

Em Contos e poemas para crianças extremamente inteligentes de todas as idades, coletânea de contos organizada por Bloom e editada em português, Bloom afirma que foi um menino bastante solitário apesar de rodeado por familiares carinhosos, e continua solitário depois de uma vida inteira dedicada ao ensino, à leitura e à escrita. "Mas teria estado bem mais isolado se poemas e histórias não tivessem me alimentado, e se não continuassem a me incentivar", completa.

Bloom é um dos grandes impulsionadores contemporâneos do conceito de Cânone Ocidental.

Shakespeariano, um dos grandes defensores da chamada "bardolatria", escreveu Shakespeare - A Invenção do Humano e Hamlet - Poema Ilimitado, dois grandes ensaios sobre o bardo.

Terry Eagleton, teórico da literatura, afirma que "a teoria literária de Bloom representa uma volta apaixonada e desafiadora à ‘tradição’ romântico protestante". Para ele "a crítica de Bloom revela com clareza o dilema do liberal moderno, ou humanista romântico, o fato que não é possível uma reversão a uma fé humana otimista, serena, depois de Marx, Freud e do pós-estruturalismo, mas que por outro lado qualquer humanismo, como o de Bloom, tenha sofrido as pressões agônicas dessas doutrinas".

Lecionou durante muitos anos as disciplinas de humanidades na Yale University e inglês na New York University. Morreu em 2019.

Crítica Literária
Ensaio

Livros publicados por Harold Bloom (49) ver mais
    The Bright Book of Life: Novels to Read and Reread (English Edition)
    Falstaff: Lo mío es la vida (Spanish Edition)
    O cânone americano
    A anatomia da influência
    Abaixo as verdades sagradas: Poesia e crença desde a Bíblia até nossos dias
    O Cânone Ocidental


Estatísticas
Seguidores55
Leitores3.427
Avaliações 4.6 / 33
5
ranking 70
70%
4
ranking 21
21%
3
ranking 6
6%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Winston Alegran
cadastrou em:
07/07/2010 15:36:10
Helena
editou em:
11/01/2023 15:10:54
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR