Figueiredo Pimentel




Editar

Figueiredo Pimentel


Alberto Figueiredo Pimentel


5.0
1 avaliações

| Local: Brasil - Rio de Janeiro - Macaé

Foi um escritor, diplomata, e jornalista brasileiro, cujo o grande êxito foi o romance naturalista O Aborto, estudo naturalista, publicado em 1893 e que hoje se encontra com nova reedição pela editora 7Letras; participou da primeira geração simbolista chegando a se corresponder com os franceses; foi figura destacada na cena Belle Époque carioca.

Poeta, romancista, cronista, contista e autor de literatura infantil, manteve, por muitos anos, desde 1907, uma seção chamada Binóculo na Gazeta de Notícias, onde publicava seus textos. Ganhou destaque e se perpetuou nos compêndios da literatura brasileira. Possui a autoria da máxima “O Rio civiliza-se”. O slogan lançado, em 1904, na Gazeta de Notícias, ganha envergadura como palavra de ordem do reformismo reacionário que provoca mudanças na vida carioca, interferindo em hábitos e costumes de seus moradores. A comunicação terá como foco a coluna Binóculo, assinada pelo autor, identificado como o primeiro cronista social da capital. Era ele quem tratava das novidades da moda, do bom gosto, do chic em voga em Paris e que deveria ser aqui aclimatado.

Comunicação
Contos
Crônicas
Ficção
Infantil
Literatura Brasileira
Poemas
poesias
Romance

Livros publicados por Figueiredo Pimentel (1) ver mais
    O Aborto


Estatísticas
Seguidores1
Leitores16
Avaliações 5 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Cardoso
cadastrou em:
20/06/2016 14:07:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR