Charles Cosac


4.0
1 avaliações

Gêneros Artes visuais | Local:
Charles Cosac é um famoso empresário brasileiro do setor editorial, fundador da editora Cosac & Naify.
Herdeiro de Mustafá e Vitória Cosac, magnatas da mineração de cristais, ferro e manganês, criou a primeira coleção pública de arte latino-americana da Europa, foi vice-presidente do IAC (Instituto de Arte Contemporânea), em São Paulo, possui uma das maiores coleções de arte do país e foi convidado a ser o curador do Brasil na Bienal do Mercosul. Recebeu o prêmio "Gente que faz" do jornal O Globo e foi considerado a Personalidade Cultural do ano, pela Editora Abril.
De acordo com o ministro e presidente da Academia Brasileira de Letras Marcos Vilaça: "Charles Cosac é um bem cultural que deveria ser tombado".
Charles exilou-se ainda adolescente na Inglaterra por mais de uma década, dedicando-se à vida intelectual e acadêmica. Cresceu entre o Rio de Janeiro, e a mansão da família em Petrópolis.
Após anos em um internato na Inglaterra, o jovem Charles Cosac graduou-se na Universidade de Essex. Realizou estágio de um ano no concorrido curso de mestrado em arte da famosa Sotheby's, em Nova York. Realizou seu doutorado na Rússia, na área de teoria e história da arte, sobre o artista russo Kasimir Malevitch, sendo recebido pelo Departamento de Filologia da Universidade de São Petersburgo.
Na Universidade de Essex, Charles Cosac fundou a Coleção de Arte Latino-Americana da Universidade de Essex, a partir de sua doação do quadro "Memória" de Siron Franco. Esta coleção é a primeira e maior coleção pública de arte latina do continente europeu.
No Brasil, com seu cunhado Michael Naify, fundou a editora Cosac & Naify.
Conhecido por suas excentricidades, mandou incrustar pedras preciosas em seus dentes e possui um colar feito com ossos dos dedos de seu avô. Louco por moda, compra coleções inteiras de estilistas que o agradam como Alexandre Herchcovitch. Seu mega-apartamento duplex de mais de 1.200 m2 em uma das mais tradicionais e valorizadas avenidas de São Paulo, que já foi capa de revistas internacionais como a Elle inglesa, abriga inúmeras obras de arte contemporâneas de artistas como Siron Franco, Tunga, Lygia Clark e Franz Weissmann ao lado de peças barrocas do século XVIII.


Livros publicados por Charles Cosac (7) ver mais
    Alexandre Herchcovitch
    Clô Orozco
    Lino Villaventura
    Marcelo Sommer
    Reinaldo Lourenço
    Ronaldo Fraga

Estatísticas
Seguidores1
Leitores129
Avaliações 4 / 1
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

nath*
cadastrou em:
14/10/2010 23:11:40


logo skoob
"Skoob é uma rede colaborativa brasuca que eu acabei de conhecer e estou fascinada"

Blog - Sedentário & Hiperativo