Murray N. Rothbard




Editar

Murray N. Rothbard


Murray Newton Rothbard


4.7
52 avaliações

Nascimento: 02/03/1926 - 07/01/1995 | Local: Estados Unidos - Nova York - Nova York

Foi um americano autor e economista da Escola Austríaca, que ajudou a definir o pensamento capitalista do libertarianismo e popularizou uma forma de livre-mercado num sistema de anarquismo ele chamou de "anarco-capitalismo". Rothbard escreveu mais de vinte livros e é considerado uma figura central importante no movimento libertário americano.
Na construção do conceito da Escola Austríaca de ordem espontânea, ele apóia um mercado livre na produção de dinheiro e faz uma extensa condenação ao planejamento central, Rothbard defendia a abolição do coercitivo controle do governo sobre a sociedade e a economia. Ele considerou o monopólio da força do governo o maior perigo à liberdade e à longo prazo danoso para o bem-estar da população, a rotulagem do Estado, como nada mais do que uma "gangue de ladrões em larga escala", o locus dos mais imorais, sanguessuga e covil de indivíduos sem escrúpulos em qualquer sociedade.
Rothbard concluiu que todos os serviços prestados pelo monopólio dos governos poderiam ser fornecidos de forma mais eficiente pelo setor privado. Ele previu e definiu os muitos regulamentos e leis promulgadas ostensivamente para o "interesse público", como ação de auto-interesse e manutenção do poder por parte dos burocratas do governo tramando perigosamente engajar-se em livre auto-engrandecimento, pois eles não estavam sujeitos à disciplina de mercado . Rothbard considerou que sempre há ineficiência em tudo envolvido com os serviços de governo e afirmou que as disciplinas de mercado iriam eliminá-los se os serviços pudessem ser fornecidos pela concorrência no setor privado.
Rothbard igualmente condenou o corporativismo de Estado. Criticou muitos casos em que as elites empresariais cooptando poder de monopólios do governo de modo a influenciar leis e políticas regulatórias de forma a beneficiando-los à custa de seus rivais competitivos.
Ele argumentou que a tributação representa roubo coercitivo em grande escala, e "obrigatório monopólio da força ", que proíbe a contratação mais eficiente e voluntária de defesa e serviços judiciais de fornecedores concorrentes. Ele também considerou os bancos centrais e bancos de reservas fracionárias em regime de monopólio, sistema de dinheiro fiduciário uma forma de estado-patrocinado, fraude financeira legalizada, uma antítese ao pensamento libertário e os princípios de ética. Rothbard se opõe as influências militares, políticas e intervencionismo econômico nos assuntos das outras nações.

Economia
Filosofia
Política
História
História Econômica

Livros publicados por Murray N. Rothbard (21) ver mais
    Ciência, Tecnologia e Governo
    The Progressive Era
    Austrian School Business Cycle Theory
    Esquerda e Direita
    O que o governo fez com o nosso dinheiro?
    Por Uma Nova Liberdade


Estatísticas
Seguidores88
Leitores5.790
Avaliações 4.7 / 52
5
ranking 76
76%
4
ranking 10
10%
3
ranking 4
4%
2
ranking 4
4%
1
ranking 4
4%

66%

34%

Marcelo Catanho
editou em:
02/02/2024 07:14:42
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR