René Girard


4.9
29 avaliações

Nascimento: 25/12/1923 | Local: França - Avignon

René Girard é conhecido por suas teorias que consideram o mimetismo a origem da violência humana que desestrutura e reestrutura as sociedades, fundando o sentimento religioso arcaico. Girard se auto-define como um antropólogo da violência e do simbolismo religioso. Alguns o consideram o "Darwin das ciências humanas".
Por meio de seus trabalhos de antropologia, ele teorizou o que é considerado uma de suas grandes descobertas: o mecanismo da vítima expiatória, segundo ele um mecanismo fundador de qualquer comunidade humana e de qualquer ordem cultural: quando o objeto de desejo é apropriável, a convergência dos desejos conflitantes em sua direção engendra a rivalidade mimética que é a fonte da violência. No grupo primitivo, esta violência, por paroxismo, se focaliza numa vítima arbitrária cuja eliminação reconcilia o grupo. Esta vítima é, para Girard, sagrada e constitui a gênese do sentimento religioso primitivo, do sacrifício ritual como repetição do evento originário, do mito e dos interditos.
A obra de Girard desafia manifestamente a de Sigmund Freud no campo do desejo, bem como a de Claude Lévi-Strauss no que se refere à interpretação dos mitos e a de Karl Marx quanto ao determinismo econômico.

Antropologia
Filosofia
Ciência da Religião
Crítica Literária

Livros publicados por René Girard (27) ver mais
    O Bode Expiatório
    Eu via Satanás cair como um relâmpago
    Aquele por Quem o Escândalo Vem
    Sacrifício
    René Girard
    O Trágico e a Piedade


Estatísticas
Seguidores42
Leitores1.328
Avaliações 4.9 / 29
5
ranking 91
91%
4
ranking 9
9%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Ragueneau
editou em:
15/04/2024 17:36:49
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR