João Pedro Roriz


4.8
9 avaliações

Nascimento: 10/07/1982 | Local: Brasil - Rio de Janeiro - Niterói

João Pedro de Sá Roriz (Niterói, 1982) é um escritor brasileiro. Autor de diversas obras, conhecido por seus livros juvenis paradidáticos. Com múltiplas formações, é também dramaturgo, ator, jornalista, historiador, professor, psicopedagogo e psicanalista clínico.

BIOGRAFIA COMPLETA:

João Pedro de Sá Roriz, mais conhecido como João Pedro Roriz, nasce em Niterói em 1982. Tem suas primeiras experiências como ator em peças de teatro infantis na Cia de Teatro Mônica Abreu, em Araruama - RJ. Em 1997, integra o elenco da peça de sucesso "Violetas na Janela" e permanece no projeto até 2008. Em 1998, começa a escrever as crônicas do "Gorrinho" e a primeira novela juvenil, "Eros e Psique". Em 1999, integra o elenco da minissérie "A Muralha" na Rede Globo. Em 2001, aos 19 anos, opta pela faculdade de Comunicação Social. Em 2002, cria a cia de teatro "Arte em Voga". Escreve, produz e atua no espetáculo musical "Carmem não ama ninguém", com direção de Carrique Vieira. Atua nas séries educativas "Despertar para o terceiro milênio" (Cultura, 2003) e "Tecendo o Saber" (Globo - Futura, 2005).

Em 2005, publica seu primeiro texto no Jornal O Globo intitulado "A cidade pelos trilhos do metrô". Publica crônicas e artigos no Jornal do Brasil e em diversos veículos nacionais. Em 2006 e 2007, publica respectivamente dois livros de poemas: "Poesia Teatral" (Ibis Libris) e "Liras Dramáticas" (ViaNapole) e recebe boas críticas. Em 2007, escreve o livro "A História das Artes Dramáticas" (Arte em Voga, 2015) e recebe elogios de colegas de profissão. É convidado pela Prefeitura do Rio de Janeiro para atuar como coordenador de projetos literários no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho onde cria o sarau poético "Um castelo de palavras" e a "Oficina Novos Autores", através dos quais orienta a carreira de diversos escritores. No mesmo ano, é convidado a assumir o cargo de Assessor de Cultura da Universidade Castelo Branco, onde fica por 4 anos. Em 2008, idealiza o programa "Rio Cultural", na Rádio Rio de Janeiro, onde permanece até 2014.

Em 2009, publica seu primeiro livro juvenil, "Gorrinho: uma loucura crônica", pela editora Paulus. A obra torna-se uma referência paradidática, adotada por escolas e prefeituras e recebe o prêmio "Meus livros favoritos na escola" da Prefeitura de São Paulo. No ano seguinte, o autor recebe novamente o prêmio, dessa vez por "Eros e Psique", também publicado pela Paulus. Em 2011, cria o projeto "Bullying - não quero ir pra escola", uma palestra teatralizada e um livro publicado pela Paulinas (SP). A obra literária é o juvenil mais vendido da FNLIJ 2014 e a atividade é realizada em escolas de todo o País e vira notícia nos principais veículos jornalísticos. Roriz assina contrato com a carioca WAK em 2013 através da qual publica os livros de humor juvenil "Como educar sua mãe" e "Como educar seu pai". Em 2014, assina com a editora gaúcha BesouroBox, através da qual publica os sucessos "Céu de um verão proibido" e "O mistério das quatro estações".

Em 2014, com 32 anos, o escritor casa-se com a psicóloga e fotógrafa gaúcha Cândida Cunha e passa a dividir residência entre Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Participa de diversos eventos culturais e educacionais em todo o País. Passa a realizar palestras motivacionais para professores e torna-se patrono de feiras literárias em prefeituras e escolas. Nessa época, publica diversas obras para o projeto social "Direito e Cidadania", da FAPCOM. Entre eles, o livro com a peça de teatro "bullying - se correr o bicho pega", com tiragem de 250 mil exemplares. A peça ganha montagens amadoras e profissionais em todo o território nacional. Em 2017 abre a distribuidora de livros e a editora da Arte em Voga, além do selo "Desdobra", através dos quais publica obras autorais e de outros escritores. Passa a realizar consultorias pedagógicas em escolas e também na área de produção cultural. Realiza, como produtor, diversas feiras do livro pelo País e passa a agenciar outros escritores. Ainda em 2017, opta por fazer uma segunda graduação. Escolhe o curso de História - licenciatura, no qual se forma em 2020.

Em 2018, o livro "Céu de um verão proibido 2" é indicado ao "Prêmio Minuano" de literatura juvenil. Roriz realiza uma especialização em Docência do Curso Superior e se forma em 2020. Em 2019 e 2020, o livro "O mistério das quatro estações" é aprovado no edital do "Programa Nacional do Livro Didático", do Governo Federal. A obra recebe tiragem de 60 mil exemplares e torna-se bastante popular entre os adolescentes. No mesmo ano, o escritor realiza sua segunda especialização, dessa vez em Psicopedagogia e inicia sua formação em Psicanálise Clínica.

Entre 1997 e 2005, trabalhou como ator em diversos musicais e célebres projetos televisivos como a minissérie “A Muralha” (Rede Globo, 2000) e a peça teatral ”Violetas na Janela” (1997 -2008).

Aos 17 anos, escreve os livros “Gorrinho – uma loucura crônica” e “Eros e Psique”. Os livros seriam publicados dez anos mais tarde pela Paulus Editora. Aos 19 anos, optou pela Faculdade de Jornalismo e passou a dar aulas de teatro, compor ao piano e escrever profissionalmente, inclusive para jornais. Assina o libreto e as canções do espetáculo ”Carmen – O Musical” (2005) apresentado em diversas cidades do País.

Sua militância poética o leva à publicação de ”Poesia Teatral” (Ibis Libris) em 2007 e Liras Dramáticas (ViaNapole) em 2006. O Imortal da Academia Carioca de Letras, Edir Meirelles, escreveu: “Roriz não está só: junta-se aos grandes poetas como Castro Alves, Mario Faustino e Ferreira Gullar. Enraizada em nosso cotidiano, sua temática é universal”.

Em 2006, idealiza a Oficina Literária Novos Autores, projeto que conta com o apoio da Prefeitura do Rio e orienta mais de 500 novos escritores cariocas. Em 2007, o escritor assina com a editora Paulus. Nesse mesmo ano, assume o cargo de Assessor de Cultura da Universidade Castelo Branco, posto que ocupa até 2010. Em 2008, Roriz é convidado a produzir e apresentar o programa “Rio Cultural”, na Rádio Rio de Janeiro (1400 AM). A atração é transmitida ao vivo todas as segundas-feiras, das 14h às 15h e é um dos líderes de audiência em seu horário. No mesmo ano, o escritor é convidado a assinar a Coleção Mitológica com romances juvenis inspirados na mitologia grega.

Entre 2009 e 2012, o escritor publica mais 8 obras pela Paulus, entre elas: Maldição de Hera, Chica da Silva, Almanaque da Cidadania e Orgulho e Preconceito (adaptação). Para acompanhar as adoções de seus livros nas escolas, o escritor realiza palestras dramatizadas com humor para jovens e professores em instituições de ensino e eventos literários de todo o País versando sobre motivação profissional, bullying, incentivo a leitura, ética e cidadania, semiologia e outros assuntos educativos.

Respectivamente em 2009 e 2010 seus livros “Gorrinho uma loucura crônica” e “Eros e Psique” recebem o selo “Meus Livros Favoritos na Escola” concedido pela Prefeitura de São Paulo. As editoras Paulus e Saraiva anunciam publicação das obras em formato virtual. Em 2012, o escritor assina contrato de publicações com a editora WAK e lança o sucesso “Como Educar Sua Mãe”. Em 2013, o escritor assina com a Editoras Paulinas e lança o infantil “Bullying não quero ir pra escola”. mais. Nesse mesmo ano, o escritor passa a escrever artigos regulares para o jornal O Dia versando sobre educação e cidadania.

Em 2013 ,Roriz escreve a continuação ”Gorrinho 2 – O Mistério está no ar”, que será publicado pela Paulus em 2014 e lança pela mesma editora ”O Mistério de Troia”, terceira obra da Coleção Mitológicas em versão impressa e virtual. mais. No mesmo ano, a WAK fecha contrato com o autor para publicar seus poemas juvenis no livro “A dor se lê essência” com dois formatos de capa diferentes. Após votação popular, o Jornal Extra, do Rio de Janeiro, alcunha o escritor como “maior promessa do mercado literário juvenil”.

Infanto-juvenil
paradidático
poesia
mistério

Livros publicados por João Pedro Roriz (37) ver mais
    O espelho da vida
    A marca de uma rosa
    Feminização da educação brasileira
    O dia em que a vaca tossiu
    Céu de um verão proibido
    O Segredo do Meu Melhor Amigo


Estatísticas
Seguidores7
Leitores2.343
Avaliações 4.8 / 9
5
ranking 82
82%
4
ranking 9
9%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

JoaoPedroRoriz
cadastrou em:
07/04/2012 18:06:26
JoaoPedroRoriz
editou em:
26/07/2020 00:49:27
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR