Amparo Dávila


0.0
0 avaliações

Nascimento: 28/02/1928 - 18/04/2020 | Local: México - Zacatecas - Pinos

Amparo Dávila foi uma escritora mexicana reconhecida por seus contos, que abordam o fantástico e o insólito. Ela ganhou o prêmio Xavier Villaurrutia em 1977 pela sua coletânea de contos Árboles petrificados, ainda sem edição brasileira. Em 2015, foi criado no México um prêmio literário em sua homenagem para a melhor história do gênero fantástico: o Prêmio Bellas Artes del Cuento Fantástico Amparo Dávila. No mesmo ano, ela foi agraciada com a Medalha de Belas Artes em reconhecimento à sua carreira.

Dávila foi a única filha sobrevivente de seus pais. O filho mais velho morreu no parto. O próximo filho morreu de meningite, e o último filho morreu durante a infância. Ela aprendeu a amar a leitura desde cedo por passar o tempo na biblioteca de seu pai. Sua infância foi marcada pelo medo, tema que apareceu em vários de seus futuros trabalhos como autora. Seu primeiro trabalho publicado foi Salmos bajo la luna, em 1950. Seguiu-se Meditaciones a la orilla del sueno e Perfil de soledades. Ela então se mudou para a Cidade do México, onde trabalhou como secretária de Alfonso Reyes. Em 1966, integrou o Centro Mexicano de Escritores, onde recebeu uma bolsa para continuar escrevendo.

Dávila é conhecida por abordar temas de insanidade, perigo e morte, normalmente lidando com uma protagonista feminina. Muitos de seus protagonistas parecem ter transtornos mentais e atacam, muitas vezes de forma violenta, outros. Muitas vezes, as mulheres em suas histórias ainda não conseguem escapar dos seus problemas mentais e conviver com as ações que tomaram. Ela também brinca com ideias de tempo, usando o tempo como símbolo daquilo que não pode ser mudado.

Contos
Fantasia
Horror
Poemas
poesias
Terror

Livros publicados por Amparo Dávila (2) ver mais
    El huésped y otros relatos siniestros
    Cuentos Reunidos


Estatísticas
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Perigor
cadastrou em:
25/10/2023 17:03:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR