Yagyu Munenori


5.0
1 avaliações

- 11/05/1646 | Local: Japão

Yagyu Munenori - ? de 1571 a 11 de maio de 1646) foi um japonês espadachim , fundador do ramo de Edo Yagyu; Shinkage-ryu; , que ele aprendeu com seu pai Yagyu"Sekishusai" Muneyoshi . Este foi um dos dois estilos de espada oficiais patrocinadas pelo xogunato Tokugawa (o outro sendo Itto-ryu ). Munenori começou sua carreira na administração Tokugawa como um hatamoto , um retentor direto da casa Tokugawa, e mais tarde teve sua renda aumentada para 10.000 koku, tornando-o um menor fudai daimyo (senhor vassalo serve a Tokugawa), com propriedades rurais em torno de sua aldeia ancestral de Yagyu-zato. Ele também recebeu o título de Tajima no Kami. Munenori entrou para o serviço de Tokugawa Ieyasu em uma idade jovem, e mais tarde foi um instrutor de esgrima com o filho de Ieyasu Hidetada . Ainda mais tarde, ele se tornou um dos conselheiros principais do terceiro shogun Iemitsu .

Pouco antes de sua morte, em 1606, Sekishusai passou a liderança da Yagyu Shinkage-Ryu para seu neto Toshiyoshi . [1] Após um período de Musha Shugyo , Toshiyoshi entrou ao serviço de um ramo cadete do clã Tokugawa, que controlava a província de Owari. A escola de Toshiyoshi foi baseada em Nagoya e chegou a ser chamado de Owari Yagyu-Ryu, enquanto Munenori de, em Edo , a capital Tokugawa, veio a ser conhecida como Edo Yagyu-Ryu Takenaga Hayato, o fundador da Yagyu Shingan-ryu, foi um discípulo de Yagyu Munenori e recebeu gokui (ensinamentos secretos) do Yagyu Shinkage-ryu dele.

Em cerca de 1632, Munenori completou o heiho Kadensho , um tratado sobre a prática esgrima Shinkage-ryu e como ele pode ser aplicado em um nível macro de vida e política. O texto permanece na imprensa no Japão de hoje, e foi traduzido várias vezes para o Inglês.

Os filhos de Munenori, Jubei Mitsuyoshi e Munefuyu , também foram famosos espadachins.

A carreira marcante de Munenori começou quando ele era apenas um adolescente e culminou na época em que serviu como instrutor de espadas, conselheiro militar e político de dois shoguns sucessivos. Ele também foi agraciado pelo Shogun com o título de Lorde Feudal, recebendo uma grande propriedade, e tornando-se o único espadachim na história a receber tal honra. Para Munenori, uma autodisciplina intensa e um profundo entendimento dos princípios do Zen eram a chave para o estudo de qualquer caminho na vida, inclusive o Caminho da Espada. Seu conceito de Não Espada é crucial e parte do princípio de que a mente deve se tornar completamente livre de qualquer coisa - de qualquer pensamento relacionado à vitória ou mesmo à própria espada. A habilidade é quase um pensamento posterior, como resultado do abandono completo (a Não Mente). Algumas das sementes das ideias de Munenori podem ter sido plantadas por seu amigo, mentor e confidente, o famoso mestre zen Takuan Soho; por isso, os leitores podem ler este livro junto com o texto filosófico de Takuan, A Mente Liberta.

Guerra
Espada
Espadachim
Japão

Livros publicados por Yagyu Munenori (2) ver mais
    A Espada Que Dá Vida
    The Life-Giving Sword


Estatísticas
Seguidores1
Leitores14
Avaliações 5 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

79%

21%

Vinicius Brasil
cadastrou em:
08/07/2013 13:55:40
Vinicius Brasil
editou em:
15/03/2021 13:18:43
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR