Avaliação do texto escolar

Avaliação do texto escolar Maria da Graça Costa Val...


Compartilhe


Avaliação do texto escolar


Professor-leitor / Aluno-autor




Este estudo discute problemas relacionados ao ensino da língua materna, sem perder de vista sua inter-relação com o horizonte sócio-histórico em que se situa. Expõe nossa compreensão de conceitos básicos como língua, texto e escrita em função daquilo que acreditamos ser a educação, a aprendizagem e o ensino. Busca aprofundar a discussão de um processo particularmente tenso: a avaliação do texto escrito.
O processo de avaliação de um texto, especialmente no contexto escolar, não deve se orientar pela simples identificação de falhas, em função de parâmetros absolutos que separam o certo e o errado. Se desejamos que nossos alunos compreendam o funcionamento da escrita e o dominem efetivamente, é preciso, entre outras medidas, redimensionar o processo de avaliação, dando-lhe alcance mais amplo. Avaliar um texto, na perspectiva que adotamos, significa considerar a multiplicidade de situações de uso da escrita e explicitar para o aluno em que aspectos seu texto parece adequado ou inadequado para as condições de leitura previstas.

Edições (1)

ver mais
Avaliação do texto escolar

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Ed
cadastrou em:
11/02/2011 18:39:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR