Bellvm Civile - A Guerra Civil

Bellvm Civile - A Guerra Civil Caio Júlio César


Compartilhe


Bellvm Civile - A Guerra Civil





Júlio César nos legou um magistral relato político e militar da Guerra Civil em Roma. Sua vitória, após inúmeros percalços, abriu-lhe o caminho para o poder inconteste. Com esta ousada edição bilíngüe acrescida de mapas e ilustrações dos personagens principais, oferecemos uma relevante contribuição nestes tempos de recrudescimento de interesse pelos estudos clássicos.

Este contundente testemunho político e militar que aborda a luta dos anos de 49 e 48 a.C. pela supremacia em Roma, travada entre dois gigantes da História Antiga, Júlio César e Cneu Pompeu, apresenta uma narrativa repleta de lições ímpares sobre o uso (e desuso) da informação em notável maquiavelismo avant la lettre, como bem frisam as valiosas notas de Antonio da Silveira Mendonça para esta tradução, e constitui talvez o primeiro exemplo de trabalho de marketing político usando à opinião pública no que em Roma havia de democracia direta.

César (100 - 44 a.C.), exemplo ímpar de soldado, homem de Estado e escritor, notabilizou-se no exterior pela conquista e "pacificação" da Gália Transalpina e em Roma por uma atividade política febril apoiada nos populares, em oposição ao establishment capitaneado pela aristocracia. As posições irreconciliáveis entre os dois partidos levaram à ruptura no inverno de 49 a.C, quando o Senado consegue atrair para as suas hostes a figura de Pompeu, general de grande prestígio e ex-genro de César, seu antigo aliado.

O leitor terá oportunidade de seguir aqui os passos do general transformado em historiador, narrando pelo próprio punho a luta fratricida pelo poder nos quatro cantos do Mediterrâneo, na antiga Hispânia, na Gália (o famoso cerco de Marselha com sua impressionante parafernália de máquinas de guerra), na própria Itália, no Ilírico (onde Pompeu impôs dupla derrota a César), na Grécia, onde foi travada a batalha de Farsália, que entrou para a História não só porque colocou frente a frente cerca de 70 mil homens, mas porque consagrou o gênio militar de César, que teve de empregar todo seu talento estratégico e tático para derrotar um exército quase duas vezes mais numeroso. Sem esquecer o Egito da sedutora Cleópatra onde César, mesmo acuado após a morte de Pompeu, teve de provocar o trágico incêndio de Alexandria.

Edições (2)

ver mais
Bellvm Civile - A Guerra Civil
Bellvm Civile - A Guerra Civil

Similares

(5) ver mais
Manual do Líder
A Civilização do Renascimento
Carlos Magno
História da América Latina

Resenhas para Bellvm Civile - A Guerra Civil (1)

ver mais
Excelente
on 12/5/19


Uma autobiografia, talvez a primeira peça de marketing pessoal escrita. Além do valor histórico sobre a campanha militar na Gália e sobre a guerra civil contra Pompeu, vale como exemplo de estratégia de marketing pessoal.... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam1
Avaliações 4.5 / 14
5
ranking 57
57%
4
ranking 36
36%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

68%

32%

Juliana
cadastrou em:
08/01/2010 09:55:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR