Bolsonarismo: Da guerra cultural ao terrorismo doméstico:

Bolsonarismo: Da guerra cultural ao terrorismo doméstico: João Cezar de Castro Rocha


Compartilhe


Bolsonarismo: Da guerra cultural ao terrorismo doméstico:


Retórica do ódio e dissonância cognitiva coletiva




A democracia brasileira, instável desde suas origens, revelou-se bastante frágil com o avanço da extrema direita. Por quê? E por que o avanço da extrema direita foi tão avassalador no Brasil? Como se enraizou tão profunda e rapidamente em todas as classes sociais? De que modo encontrou seu ponto de fuga numa figura da desestatura de Jair Messias Bolsonaro? E como foi que a parcela mais radicalizada de sua militância adotou o comportamento fanático típico das seitas religiosas?

Não há resposta fácil, pois essas perguntas resumem o que há de mais sombrio na formação social brasileira. Uma resposta possível para João Cezar de Castro Rocha: escrever como uma tentativa de compreensão dos impasses contemporâneos.

Com uma análise das estratégias discursivas da extrema direita, com ênfase para a caracterização da retórica do ódio, este livro é o primeiro de uma trilogia que busca propor hipóteses que talvez ajudem a atravessar a selva selvagem na qual nos encontramos. Dois outros estão a caminho: Retórica do ódio: a pedagogia da desumanização do outro será o próximo; o último, Dissonância cognitiva coletiva: midiosfera extremista e metaverso.

Bolsonarismo: da guerra cultural ao terrorismo doméstico reúne entrevistas e artigos saídos na imprensa – editados e revistos, a fim de evitar a redundância e de assegurar a unidade do livro –, além de textos inéditos que os complementam.

Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
Bolsonarismo: Da guerra cultural ao terrorismo doméstico:

Similares


Resenhas para Bolsonarismo: Da guerra cultural ao terrorismo doméstico: (1)

ver mais
Uma sólida obra sobre o bolsonarismo
on 4/1/24


Escrito entre os anos de 2020 e 2022 João Cezar de Castro Rocha produz um dos melhores pensamentos sobre as tantas e tantas ideias sobre o avanço do que se chama "bolsonarismo". Diferente de ideais que procuram entender o movimento de Bolsonaro como apenas um trumpismo tupiniquim, aqui o autor vai atrás de entender a questão pela ótica do que ele chama de "dissonância cognitiva coletiva". Sua perspectiva, então, retoma conceitos da psicologia para entender o bolsonarismo por meio da l... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

knv
cadastrou em:
30/10/2023 10:58:00
knv
editou em:
30/10/2023 10:59:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR