Branquitude

Branquitude (Orgs.) Ibirapitanga...


Compartilhe


Branquitude


Diálogos sobre racismo e antirracismo




Território do silêncio, da negação, de uma suposta neutralidade, do medo e do privilégio, a branquitude é, ao mesmo tempo, o lado menos explícito do racismo e o principal fator responsável por sua legitimação, manutenção e afirmação. Compreender e enfrentar os efeitos econômicos, culturais, sociais, jurídicos e da produção de subjetividades a partir de um olhar crítico sobre a branquitude é o intuito deste livro.

As conversas aqui presentes são resultado do encontro de alguns dos principais pesquisadores, estudiosos e expoentes do pensamento sobre o tema, e foram promovidas pelo Instituto Ibirapitanga, em 2020, no seminário Branquitude: racismo e antirracismo, em cocuradoria com Lia Vainer Schucman. São debates voltados ao aprofundamento das noções em torno da branquitude como ideologia que organiza hierarquicamente as pessoas a partir da raça, atribuindo às pessoas negras um lugar subalternizado na estrutura social.

Mais atuais e urgentes do que nunca, as conversas têm como ponto de partida a noção de racismo estrutural, ou seja, a ideia de que uma sociedade racista produz estruturas e instituições racistas, que normalizam o racismo e amplificam desigualdades raciais. No entanto, como essas instituições são construídas por pessoas e processos sociais, a responsabilidade de desarticular as estruturas de reprodução do racismo recai também sobre as pessoas. E, particularmente, sobre as pessoas brancas.

Os diálogos rompem, portanto, com a perversidade da premissa de que o racismo é um problema exclusivo das pessoas negras e oferecem leituras e caminhos de responsabilização para toda a sociedade. A busca está em contribuir para que os brancos reconheçam seu papel na manutenção das estruturas de reprodução das desigualdades raciais a partir de análise psicossocial da racialidade.

Combinando conceitos importantes para compreender esse sistema de valores e privilégios que constitui a branquitude com propostas concretas para combater as desigualdades de raça, esses diálogos ensinam e instigam a reflexão na esperança de contribuir para a urgente superação do racismo no Brasil.

Textos de:
Ana Paula Lisboa, Bianca Santana, Cida Bento, Deivison Faustino, Jurema Werneck, Lia Vainer Schucman, Liv Sovik, Lourenço Cardoso, Luciana Brito, Robin Diangelo, Ronilso Pacheco, Sueli Carneiro, Thiago Amparo, Thula Pires, Tiago Rogero, Winnie Bueno.

Ensaios / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Branquitude

Similares

(3) ver mais
O que é racismo estrutural?
O pacto da branquitude
Entre o encardido, o branco e o branquíssimo

Resenhas para Branquitude (0)

ver mais
on 12/10/23


Uma das leituras mais prazerosas que realizei este ano, de longe obtive muito conhecimento com tal leitura. Nota dez!... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 8
5
ranking 88
88%
4
ranking 13
13%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Jenifer
cadastrou em:
14/04/2023 09:53:42
Alê | @alexandrejjr
editou em:
17/08/2023 09:00:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR