Caminhos para Inclusão: Uma reflexão sobre áudio-descrição no teatro infanto-juvenil

Caminhos para Inclusão: Uma reflexão sobre áudio-descrição no teatro infanto-juvenil Andreza Nóbrega


Compartilhe


Caminhos para Inclusão: Uma reflexão sobre áudio-descrição no teatro infanto-juvenil





A presente pesquisa analisou as contribuições da áudio-descrição para a recepção e fruição do espetáculo teatral por espectadores com deficiência visual, examinando os relatos das informações visuais captadas, refletindo em que nível elas são imprescindíveis para usufruir de produtos artísticos e assim caminhar em direção à inclusão cultural, educacional e social da pessoa com deficiência. De cunho qualitativo, este estudo recorreu à criação de um caso significativo em que se evidencia a acessibilidade comunicacional para pessoa com deficiência visual, caso este que fora aplicado o recurso da áudiodescrição no espetáculo “Nem Sempre Lila” direcionado à infância e juventude, com sua posterior análise, por meio de uma entrevista individual, visando identificar elementos visuais captados pelo usuários da áudio-descrição. A análise revelou que a recepção e fruição do espetáculo por meio da áudiodescrição se torna muito mais significativa, ao passo que os sujeitos se relacionam com os diversos elementos da teatralidade (cenário, figurino, movimentação cênica, iluminação, maquiagem) que influenciam a forma de sentir e receber a obra, empoderando-os para que possam emitir seu posicionamento crítico enquanto espectador, que é aspecto importante para a área do teatro-educação. Além de confirmarem os benefícios do recurso, os sujeitos deste estudo expressaram o sentimento de acolhimento ao serem reconhecidos e valorizados enquanto ser humano participante de ações
comuns a todos, como ir ao teatro.

Artes

Edições (1)

ver mais
Caminhos para Inclusão: Uma reflexão sobre áudio-descrição no teatro infanto-juvenil

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Lis
cadastrou em:
28/07/2016 23:08:07
Lis
editou em:
30/07/2016 12:05:37