Campos de experiência e prática educativa

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Campos de experiência e prática educativa





Vamos iniciar nossos estudos com algumas questões: será que a educação infantil sempre foi parte do sistema de ensino? O momento histórico influencia a forma de pensar e conceituar a educação infantil? Educação e cuidados sempre foram tratados como ações indissociáveis nesta etapa educacional? Quais diretrizes nortearão o trabalho do profissional educador em termos de prática pedagógica na atualidade?

São muitas as reflexões incitadas por essas questões. Assim, esta disciplina abordará uma ampla variedade de temas, objetivando contribuir para o seu aprendizado.

Na Unidade 1, denominada “A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular”, você entrará em contato com aspectos históricos da educação infantil no Brasil, que revelarão as diferentes concepções de atendimento à infância que perpassaram a nossa história até chegarmos ao cenário atual, marcado por avanços legais que se pautam numa concepção específica de infância e de direito à educação, destacando a importância da identidade dessa etapa educacional, ou seja, de serem promovidas propostas curriculares que inovam em seus arranjos, tendo como foco os campos de experiências que revelam as intencionalidades educativas em consonância com os eixos de ação da educação infantil contemporânea, o que significa levar em conta as interações e o brincar, destacando o educar e cuidar indissociáveis, que norteiam as ações nacionais em termos de política nacional para a educação infantil.

Na Unidade 2, intitulada “Os campos de experiências e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento”, adentraremos no universo dos direitos previstos para a educação infantil nacional: os direitos de conviver, de brincar, de explorar, de participar, de expressar-se e de conhecer-se. Como a escola deve organizar-se para promover esses direitos?

A penúltima unidade desta disciplina (Unidade 3) intitula-se “Os campos de experiências e os objetivos de aprendizagem para a educação infantil” e busca focalizar as crianças da educação infantil (0 a 5 anos). Serão destacados comportamentos, habilidades, conhecimentos e vivências previstos para cada etapa do desenvolvimento, tratando também dos campos de experiências como formas de organizarmos as experiências educativas, considerando os objetivos incorporados em cada um desses campos para acompanharmos o desenvolvimento da criança ao longo de toda a educação infantil.

Por fim, a última unidade desta disciplina (Unidade 4), “Os campos de experiências, precursores e metodologias ativas”, apresentará alguns autores que se destacaram por inovar na forma de pensar o trabalho junto à educação infantil, dando ênfase à experiência e ao protagonismo no processo educativo, olhando os sujeitos em sua potência e individualidade, visando a uma educação criativa, significativa, integral e para a vida. Enfim, conversaremos sobre Dewey, Freinet, Montessori e Waldorf.

Pedagogia

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Maria.saasa
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13/02/2023 11:25:11

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