Capítulo dos Chapéus

Capítulo dos Chapéus Machado de Assis


Compartilhe


Capítulo dos Chapéus





Neste conto Machado de Assis discorre sobre um desejo reprimido que reaparece, deslocado, mas que perturba a jovem Mariana. Ela e Sofia, sua amiga, são as duas mulheres que representam os dois mundos que colidiam no Brasil da segunda metade do século XIX.

Em Capítulo dos Chapéus aparecem a frivolidade e ostentação da época de Machado de Assis.

Este interessante conto põe a nu a posição da mulher na nova sociedade que se forma no Brasil dessa segunda metade do século XIX, por meio de uma prosa irônica, mas que não deixa de revelar um tom trágico, por meio de uma tarde na vida da pacata Mariana.

A história do conto é simples: Mariana, “esposa do bacharel Conrado Seabra”, pede ao marido que troque o chapéu que costuma usar todos os dias. O marido, diante não de um pedido mas da teima da esposa, acha absurda sua atitude e responde-lhe ironicamente, humilhando-a. Conrado desconhece o fato de a solicitação de Mariana ter origem em uma colocação feita pela pai dela: De noite, encontrando a filha sozinha, abriu-lhe o coração, pintou-lhe o chapéu mais baixo como a abominação das abominações e instou com ela para que o fizesse desterrar.

Edições (1)

ver mais
Capítulo dos Chapéus

Similares


Resenhas para Capítulo dos Chapéus (5)

ver mais
Contemporaneidade
4 weeks ago


Machado consegue, mesmo sendo um autor do século passado, ser atual e conseguir, em poucas páginas, mostrar a complexidade humana.... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 72
5
ranking 29
29%
4
ranking 29
29%
3
ranking 28
28%
2
ranking 10
10%
1
ranking 4
4%

16%

84%

Lari
cadastrou em:
29/06/2010 00:57:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR