O comércio exterior é peça fundamental para o desenvolvimento sustentável e alcance de posição mais favorável do País na economia mundial.
Como forma de contribuir para o necessário esforço exportador brasileiro, esta publicação aborda assuntos de grande valia para o profissional do ramo, apresentando esclarecimentos, comentários, análises e, por vezes, oferecendo sugestões.
A obra está dividida em tópicos que podem ser resumidos nos seguintes temas: marketing como estratégia para internacionalização das empresas e política de promoção das exportações; organismo regulador do comércio mundial, negociações multilaterais de comércio, barreiras comerciais, tratamentos preferenciais e blocos econômicos dos quais participamos; procedimentos administrativos das operações de exportação e importação; condições de negociação, com enfoque em facilitadores e abordagem dos desdobramentos resultantes; logística e distribuição física, tendo em conta sua vital importância atual; e, como fecho, estudo do preço, pela premissa de que sua formação adequada pressupõe o conhecimento das variáveis envolvidas.
Ressalte-se a explanação sobre conceitos, estrutura, histórico e resultados atuais de nosso comércio exterior, bem como sobre os principais obstáculos à ampliação de nossas exportações: a tributação; o financiamento; e a logística de distribuição física.