Comunicação Empresarial no Brasil

Comunicação Empresarial no Brasil Wilson da Costa Bueno


Compartilhe


Comunicação Empresarial no Brasil


uma leitura crítica




Uma sacudida enorme na Comunicação Empresarial brasileira. Esta é a proposta do novo trabalho do jornalista, professor e pesquisador Wilson da Costa Bueno, que inaugura a Coleção Comtexto de Comunicação.

Respaldada em sua observação crítica da realidade brasileira e, particularmente, na constatação de que há uma lacuna importante na literatura nacional nesta área, Wilson da Costa Bueno preferiu não enveredar pelo caminho do elogio fácil às ações e estratégias postas em prática pelas organizações, optando por identificar os problemas e os desafios a superar.

Literalmente, coloca o dedo na ferida. Discute a falta de democracia na comunicação interna, o uso equivocado de conceitos, como comunicação estratégica, comunicação integrada e responsabilidade social e faz um apelo para um "banho ético" nas empresas e nas agências de comunicação.

Não nega o estágio desenvolvido em que se encontra a Comunicação Empresarial em nosso país, reconhece as honrosas exceções, mas defende a tese de que o desafio maior não é a competência técnica de profissionais e organizações, mas o desvio do foco: a falta de compromisso com a transparência, a ética, a cidadania, na verdadeira acepção do termo.

Condena o caráter cínico da comunicação de empresas e setores (não poupa, especificamente, a indústria tabagista, de bebidas etc) e repudia a tentativa de manipulação da opinião pública. Enfim, devolve o tapa que muitas organizações e agências (de propaganda, de comunicação e assessorias de imprensa) têm dado na "cara" da sociedade.

Uma leitura que, certamente, não pretende a unanimidade; pelo contrário, deseja mesmo provocar o debate, e , diferentemente, do discurso de porta-vozes de empresas (profissionais sem identidade e dignidade), se afirma como uma voz independente, sem rabo preso.

Como prefere repetir o autor, está na hora de acabar com a hipocrisia na Comunicação Empresarial brasileira.

Edições (1)

ver mais
Comunicação Empresarial no Brasil

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.0 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Raul
cadastrou em:
26/09/2011 20:52:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR