Conceito de Angústia

Conceito de Angústia Søren Kierkegaard


Compartilhe


Conceito de Angústia





Por meio do pseudônimo Vigilius Haufniensis, Søren Kierkegaard, o "pai do existencialismo", publica O Conceito de Angústia em 1844. Neste livro, o autor aborda a questão do pecado original: o pecado de Adão e Eva em Gênesis; a partir desse tema, Kierkegaard faz uma consideração psicológica e discorre sobre o conceito de angústia, trazendo uma reflexão sobre pecado hereditário, conceito de inocência e de queda, liberdade, a “origem” da angústia e seus tipos.
Para isso, Kierkegaard faz relação com o pecado de Adão e Eva e recria como deveria ser o estado mental de Adão antes da Queda, além de nos evidenciar a relação do “bem” e do “mal” nessa questão, como se dá o pecado hereditário e nos mostrar a angústia como elemento essencial da fé.

Edições (6)

ver mais
Conceito de Angústia
O Conceito de Angústia
O conceito de angústia
O Conceito de Angústia

Similares

(18) ver mais
Sex and Character
Ética e Existência em Kierkegaard e Lévinas
O Desespero Humano
As Obras do Amor

Resenhas para Conceito de Angústia (31)

ver mais
Angustiante, mas do jeito bom
on 30/4/20


Tava angustiado pra terminar esse livro! (rsrs) Achei meio difícil, em algumas partes a leitura não flui bem. Mas o livro é muito bom! Em alguns momentos o autor nos deixa sem saída, já que para ele, as escolhas que fazemos ao longo da vida sempre vão produzir angústia. É uma angústia de existir (existencial) inerente ao ser humano. Aliás, na minha opinião, é um livro atemporal, por tratar de questões básicas da existência. Ele suscita questionamentos universais que transcendem a época... leia mais

Estatísticas

Desejam130
Trocam1
Avaliações 4.2 / 169
5
ranking 44
44%
4
ranking 43
43%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 1
1%

50%

50%

jonatas.brito
cadastrou em:
08/03/2023 13:27:26