Contos de Eça de Queiroz

Contos de Eça de Queiroz Eça de Queiroz


Compartilhe


Contos de Eça de Queiroz





"O melhor espectáculo para o homem será sempre o próprio homem."
Publicados em diversos jornais e revistas ao longo da sua carreira, como contribuidor jornalístico, e reunidos pela primeira vez em 1902, os “Contos de Eça de Queirós” são o reflexo do trabalho do autor como contista.

Com a excepção do conto “Civilização”, que se apresenta como uma critica à civilização burguesa, industrial e materialista, e mais diretamente às suas invenções científicas, a maioria destes contos não contêm um enfoque crítico social, patente na quase totalidade dos romances Queirosianos. Queirós usa a forma do conto para dar azo ao um aspeto mais criativo da sua escrita, explorando temas históricos, de reflexão moral e até fantásticos, emulando assim outros escritores que Queirós muito apreciava como o inglês Walter Scott, o dinamarquês Hans Christian Andersen e o americano Edgar Allan Poe.

Eça diferencia o Conto do Romance sobretudo no estilo, onde o enredo é simples e linear, não analítico. Sobre este propósito escreveu o autor sobre o Conto:

“No conto tudo precisa de ser apontado num risco leve e sóbrio: das figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que revela e fixa uma personalidade; dos sentimentos, apenas o que caiba num olhar, ou numa dessas palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem somente os longes, numa cor unida”.

A obra reune os seguintes contos: “Singularidades de uma Rapariga Loura”; “Um Poeta Lírico”; “No Moinho”; “Civilização”; “O Tesouro”; “Frei Genebro”; “Adão e Eva no Paraíso”; “A Aia”; “O Defunto”; “José Matias”; “A Perfeição”; “O Suave Milagre”; “Outro Amável Milagre”; “O senhor Diabo”; “Memórias de uma Forca” e “Um Génio que era um Santo”.

Incluímos ainda o Conto “O Milhafre”, que não se encontrava na edição de 1902.

Contos

Edições (11)

ver mais
Contos
Contos Reunidos
Cuentos completos de Eça de Queirós
Contos de Eça de Queiroz

Similares

(22) ver mais
islandeses
Contos Fluminenses
CONTOS FLUMINENSES
O Alienista

Resenhas para Contos de Eça de Queiroz (47)

ver mais
on 11/4/20


Em Contos, encontramos várias fases da vida do escritor Eça de Queirós, nos 8 contos apresentados, vamos de história que rementem ao desejo carnal, a simplicidade da vida no campo e a devoção religiosa. O livro é uma excelente forma de viajar em meio a diferentes fases da literatura, reconhecendo os traços dos movimentos, apesar da linguagem um pouco complexa em alguns pontos, as histórias são de fácil compreensão. ... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 3.7 / 153
5
ranking 27
27%
4
ranking 40
40%
3
ranking 25
25%
2
ranking 8
8%
1
ranking 1
1%

30%

70%


cadastrou em:
05/12/2020 10:14:40

editou em:
02/07/2021 09:43:28