Contos e Lendas do Nascimento de Roma

Contos e Lendas do Nascimento de Roma François Sautereau


Compartilhe


Contos e Lendas do Nascimento de Roma





Para contar o nascimento de Roma, François Sautereau baseou-se na obra do historiador e crítico grego Dionísio de Halicarnasso (século I d.c.), autor das Antigüidades romanas. A versão que ele apresenta revela um cuidado especial em mobilizar nos leitores o interesse por um patrimônio cultural que, às vezes sem ser percebido, continua entranhado na imaginação contemporânea.

Como os autores de Contos e Lendas do Egito antigo e Contos e Lendas dos Cavaleiros da Távola Redonda, Sautereau harmoniza o trabalho de pesquisa com a arte de contar histórias. Assim, as criações do imaginário e a informação histórica recebem um tratamento narrativo que aproxima o tema da sensibilidade dos leitores e torna fluente a leitura. O Nascimento de Roma cerca-se de um conjunto de lendas célebres. A lenda central é a própria história dos gêmeos Rômulo e Remo, que, atirados nas águas do rio Tibre dentro de um cesto de vime, salvam-se da correnteza, são amamentados por uma loba e criados por um casal de porqueiros sem filhos.

Rômulo será o fundador de Roma. O trabalho que realiza é o de um líder criativo, empreendedor e, naturalmente, guerreiro. Rômulo inventa soluções para povoar a cidade e distribuir as terras, cria estruturas sócio-políticas e militares, organiza o culto aos deuses - encontra soluções, a cada passo, para fazer de Roma a Cidade Eterna.

Edições (1)

ver mais
Contos e Lendas do Nascimento de Roma

Similares

(30) ver mais
Mitos e Lendas da Roma Antiga
Mitos e Lendas do Egito Antigo
Mitos e Lendas em Detalhes
Contos e Lendas dos Cavaleiros da Távola Redonda

Resenhas para Contos e Lendas do Nascimento de Roma (4)

ver mais
Pros meus filhos...
on 9/6/09


Outro dia eu estava vendo TVE quando me deparei com um quadro vespertino onde um ator contava uma passagem da Odisséia para as crianças do outro lado da tela. Naquele momento, me emocionei por lembrar de minha infância. Meus livros favoritos - que eu pedia para minha mãe ler e reler, além de folhear vendo todas aquelas ilustrações - era uma coleção de enciclopédias de mitologia Greco-Romana. Porque desperdiçar o potencial de entretenimento (e - por que não? - de formação) dessas histór... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 3.7 / 65
5
ranking 18
18%
4
ranking 43
43%
3
ranking 29
29%
2
ranking 8
8%
1
ranking 2
2%

34%

66%

Kall
cadastrou em:
12/05/2009 23:38:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR